Empréstimo Consignado para quem recebe BPC/Loas será liberado? - Notícias Concursos

Empréstimo Consignado para quem recebe BPC/Loas será liberado?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou que a liberação do empréstimo consignado para aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) só ocorrerá quando o Supremo Tribunal Federal (STF) julgar o tema em definitivo.

Essa decisão foi tomada como medida de segurança jurídica, uma vez que a discussão está em andamento no Judiciário. Qualquer decisão relacionada ao INSS será tomada somente após o trânsito em julgado na esfera do Poder Judiciário.

Os beneficiários do BPC LOAS

O BPC LOAS é um benefício assistencial destinado a idosos com mais de 65 anos de idade e pessoas com deficiência, de qualquer idade, que comprovem ter baixa renda. Para ser concedido, o principal critério é a condição de miserabilidade. Por exemplo, a renda mensal per capita não pode ultrapassar um quarto do salário mínimo, e não há direito ao décimo terceiro salário.

De acordo com Theodoro Agostinho, advogado e mestre em direito previdenciário pela PUC-SP, é necessário estabelecer limites para esse tipo de benefício, pois são destinados a pessoas muito carentes que muitas vezes desconhecem os juros cobrados nessas operações.

Por outro lado, é importante lembrar que muitas dessas pessoas não têm acesso a nenhum tipo de crédito normalmente.

A possibilidade de empréstimo consignado para beneficiários do BPC

A possibilidade de concessão do empréstimo consignado para beneficiários do BPC foi estabelecida pela Lei Federal 14.431, sancionada em agosto de 2022, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Essa lei também liberava o empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil, que voltou a ser chamado de Bolsa Família no governo do presidente Lula.

No entanto, uma Ação Declaratória de Inconstitucionalidade (Adin) foi ajuizada pelo PDT em agosto de 2022 no STF. O julgamento da Adin teve início em julho deste ano e já conta com alguns votos que não consideram o pedido procedente. No entanto, devido a um pedido de vista feito pelo ministro Alexandre de Moraes, a análise da Adin foi suspensa.

Sem um julgamento final, o INSS achou prudente suspender a possibilidade de concessão do empréstimo consignado.

O BPC LOAS e seus critérios de concessão

O BPC LOAS é um benefício assistencial que garante um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. No caso da pessoa com deficiência, é necessário comprovar que ela possui impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, que a impossibilitem de participar plenamente na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

Diferentemente dos benefícios previdenciários, o BPC não requer contribuição para o INSS. Além disso, o BPC não paga décimo terceiro salário e não deixa pensão por morte. Para ter direito ao benefício, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 25% do salário mínimo. Além disso, as pessoas com deficiência passam por avaliação médica e social no INSS. O beneficiário do BPC, assim como sua família, deve estar inscrito no Cadastro Único.

Atualmente, a liberação do empréstimo consignado para beneficiários do BPC está suspensa até que o Supremo Tribunal Federal julgue definitivamente a questão. Essa medida foi tomada pelo INSS visando à segurança jurídica, uma vez que a discussão ainda está em andamento no Judiciário.

É importante ressaltar que, embora haja a possibilidade de concessão do empréstimo consignado, é necessário estabelecer limites para proteger essas pessoas vulneráveis, que muitas vezes desconhecem os juros cobrados nessas operações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?