É oficial! O Governo Federal aprovou a liberação do crédito consignado aos beneficiários do programa Auxílio Brasil. Desta forma, os mais de 20 milhões de inscritos poderão contratar a nova modalidade.
Na prática, o empréstimo consignado funciona da seguinte forma: após a contratação do crédito o beneficiário terá as parcelas da dívida descontadas diretamente da folha de pagamento do benefício do programa social. Em razão disso, o risco de inadimplência é de praticamente zero.
O empréstimo consignado poderá ser contratado pelos beneficiários do Auxílio Brasil. O pagamento do crédito terá desconto automaticamente do benefício de quem o contratou. De acordo com as normas da modalidade, cada beneficiário poderá comprometer até 40% do seu auxílio.
Ao solicitar o empréstimo consignado, o beneficiário passará por uma análise de crédito pelo banco que estiver operando a modalidade, para saber se o beneficiário titular do benefício pode ter acesso aos valores.
Para que o consignado do Auxílio Brasil seja liberado é necessário a publicação oficial do Ministério da Cidadania acerca da regulamentação do novo serviço. Enquanto isso não acontecer, não haverá o oferecimento do empréstimo.
Com relação a isso, a pasta consultou o Banco Central sobre um possível teto de juros na modalidade do crédito consignado, assim como os critérios que devem ser adotados. Assim, é provável que esta etapa seja concluída na próxima semana.
Os beneficiários podem consultar os pagamentos por telefone ou pela internet. Veja as seguir:
Por telefone
Por aplicativos
De acordo com o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, cerca de 17 bancos estão confirmados para operarem o empréstimo consignado do Auxílio Brasil.
“Hoje já temos quase 17 instituições financeiras homologadas pelo ministério da Cidadania aptas à concessão do empréstimo consignado. É um número que mostra o interesse do mercado em estar disponibilizando o crédito consignado a essa população”, disse.
Alguns bancos já confirmaram a operação do crédito a partir de setembro, como a Caixa Econômica Federal, Banco Pan, Banco Safra, BMG, Daycoval e Facta Financeira.
De acordo com o Banco Agi, a liberação da modalidade está confirmada. “O Agi já oferece crédito consignado para beneficiários do INSS e agora passa a oferecer também para beneficiários do Auxílio Brasil”, disse a instituição.
No entanto, algumas instituições já confirmaram que não participarão da operação do crédito, como o banco Bradesco. O banco Itaú e o Santander também confirmaram que não realizarão o serviço.