Se você está buscando por um dinheiro emprestado, mas tem o “nome sujo”, será que a opção de refinanciamento é para você? Ou mesmo o empréstimo com garantia de veículo é a melhor opção? Nessa modalidade, o seu automóvel é usado como garantia do pagamento do crédito concedido. Ou seja, caso a pessoa não consiga pagar a quantia solicitada, o banco recupera com o carro. Conheça mais a respeito nesta matéria que o Notícias Concursos preparou nesta quarta-feira (16).
Em quais opções é possível recorrer ao empréstimo com garantia de veículo?
A opção de empréstimo com garantia de veículo pode ser boa em diversos casos, pois as taxas de juros comumente são menores. Isso porque o banco possui alguma garantia, que é o seu veículo. Quando solicitamos uma linha de crédito, tudo que a instituição credora tem é nossa palavra e a possibilidade de negativar seu nome, caso não pague. Mas, será que nessas condições é possível que negativados consigam o dinheiro mediante o veículo como uma garantia?
Ademais, para isso, é necessário estar ciente de alguns detalhes a respeito do refinanciamento. Provavelmente o banco não irá financiar o valor todo do carro. A instituição usa esse valor como média.
A quantia financiada pode variar de 50% a 90% do preço total do veículo. Tanto motocicletas quanto carros podem ser usados nesse processo. Mas, há de se ter em mente que não são todos os bancos que fazem o processo com motos.
Como seu veículo é a garantia da instituição financeira, eles têm mais tranquilidade em realizar o empréstimo com taxas melhores. Mas, vale destacar que o carro tem que estar em seu nome e já quitado. Cada instituição tem seus procedimentos e critérios para decidir se libera ou não o crédito. Então, o ideal é olhar diretamente com cada um e ver o que mais te atende.
Nome sujo não impede crédito
Estar com restrição no CPF, o famoso “nome sujo”, não é impeditivo para fazer o empréstimo. É feita uma análise de crédito que vai definirá as condições da negociação. Outro fator determinante para a concessão do empréstimo é o ano do seu carro. Portanto, veja diretamente com o banco qual o ano mínimo seu carro precisa ter.
Feita a análise e aprovando seu crédito, o carro estará alienado. Isso significa que você não poderá vender o veículo sem antes quitar o empréstimo. E caso você não dê conta de pagar, a instituição poderá tomar o automóvel, visto que ele é a garantia. É necessário ter a certeza da quitação do valor do crédito concedido para não ficar sem o bem. Assim, considere um empréstimo com garantia de veículo caso você esteja no sufoco, dentro dos termos principais para concessão do crédito. E com o nome seja negativado, as condições podem ser melhores para você.