Empreendedorismo

Empresa de perícia forense digital: veja como abrir uma

Nos dias de hoje, a cibersegurança se mostrou um recurso de extrema importância para a população geral, visto que os crimes virtuais se difundiram rapidamente no mundo da internet. Nesse cenário, abrir uma empresa de perícia forense digital tornou-se uma ação rentável e com uma crescente demanda de mercado.

Além disso, a atuação desse modelo de empreendimento também pode ser estendida, quando necessário, para os ambientes físicos com a intenção de complementar, por exemplo, o processo investigativo. Logo, também é necessária a implementação de recursos para além do espaço virtual.

Entenda o que é uma empresa de perícia forense digital

O grande desafio do perito, seja você ou o seu contratado, e, por consequência, o embate da sua empresa, é atuar em uma área criminal em que a cena é mais sigilosa. Ou seja, sem aquelas evidências diretas, como sangue, marcas de balas, fios de cabelo e impressões digitais.

Assim, uma empresa de perícia forense digital é tida como aquela que atua na investigação de bancos de dados online e de sistemas operacionais de grandes e pequenas corporações. Desse modo, o seu objetivo é reconstruir possíveis cenas e planejamentos de criminosos que se utilizaram dessas ferramentas para cometer os delitos.

Agora que você já entendeu um pouco do conceito, veja como abrir uma.

Como abrir um negócio no ramo

O primeiro passo para realizar a abertura é um pouco anterior às instalações estruturais propriamente ditas, pois ele está relacionado com a formação profissional. Não é preciso obrigatoriamente ser um perito forense digital para atuar no serviço de gestão. Afinal, você pode simplesmente contratar alguém.

No entanto, para que o serviço tenha melhor desenvolvimento e até mesmo mais rentável, é fundamental que você possua conhecimento na área. Como, por exemplo, por meio de cursos em Forense Computacional. Ainda, o mercado sofre com uma carência de profissionais, o que pode ser uma vantagem competitiva para o seu negócio.

Adesão às exigências legais

Para abrir uma empresa de perícia forense digital, ela precisa ser registrada por um contador, o qual irá prestar o auxílio adequado para atender e contemplar os procedimentos jurídicos. Com isso, as legislações e a burocracia envolvida no processo serão admitidas formalmente.

Então, nessa segunda etapa será o momento de efetuar o registro em alguns órgãos públicos, como a Junta Comercial, a Receita Federal, a Secretaria da Fazenda, etc. Ainda, é o ponto de submissão às leis que ordenam sobre tecnologia de informação, direitos à utilização de softwares, entre outros.

Investimento em estrutura e em equipe na empresa de perícia forense digital

A vantagem dos negócios digitais é, sem dúvida, o seu baixo investimento estrutural. De maneira simples, apenas é preciso de um ambiente arejado para acomodar os eletrônicos, como computadores e impressoras e a documentação final do processo investigativo.

Com isso, é possível direcionar esse capital para a contratação de bons profissionais, com o intuito de construir uma equipe capacitada e heterogênea. A propósito, os principais critérios de admissão são: formação tanto tecnológica quanto jurídica, experiência no setor público e no privado e fluência em idiomas comumente úteis, como o inglês.

Investimento em recursos virtuais

Uma das maiores ferramentas para que a sua empresa de perícia forense digital tenha sucesso será o sistema informatizado. Aliás, o qual terá a função de otimizar e integrar o trabalho do grupo, bem como auxiliar no acesso a informações possivelmente necessárias para o andamento da investigação.

Alguns exemplos são: FTK, Macrium Reflect, Hide and Revea, DriveImage XML, Sistema CRGNET etc.

Além disso, é interessante aplicar uma parte dos fundos em marketing digital para que a sua marca seja adequadamente divulgada, principalmente no que se refere ao público-alvo.

Adequação de custos

E para que todo esse planejamento funcione, você também deverá fazer um levantamento orçamentário do quanto será gasto no projeto. Ou seja, considerar fatores como: a contratação, na estrutura, na manutenção, em matéria prima, assim como, em qualquer outra peça fundamental.

Participação em eventos que agreguem valor à empresa de perícia forense digital

Por fim, esse último passo se refere simplesmente a te deixar mais inteirado e conhecedor sobre como o mercado está se movimentando. Além do mais, será um ambiente perfeito para trocar conhecimentos com outros profissionais da área.

Desse modo, a sua empresa de perícia forense digital poderá ganhar reputação e ter divulgação dentro do próprio meio. Atualmente, esses eventos são promovidos, principalmente, pela AED Summit e pela InterForensisc.