Uma empresa que deseja se destacar no mercado deve ter a colaboração de uma grande diversidade de profissionais. Atualmente, há uma busca por essa característica. Ademais, muitas organizações vêm repensando a contratação de novos trabalhadores, inclusive de funcionários com mais de 50 anos.
O fato é que pessoas mais velhas têm mais experiência, inteligência emocional, e um maior comprometimento com a empresa. Além disso, elas conhecem seus pontos fortes e fracos. A princípio, as empresas têm visto nestes profissionais a possibilidade de se pensar em novos mercados, além de uma grande eficiência no trabalho.
Uma característica marcante nos profissionais mais velhos é seu maior poder de persuasão, uma maior confiança e uma comunicação assertiva, junto aos consumidores e clientes da organização. Todavia, eles ainda podem se sobressair no quesito liderança, auxiliando no trabalho em equipe da empresa.
A companhia que contrata profissionais com mais de 50 anos apresenta uma menor rotatividade entre seus funcionários e leva para a organização uma cultura corporativa. Desse modo, este tipo de trabalhador consegue ainda lidar com o estresse cotidiano e costuma ser mais responsável e produtivo.
Contratação profissional
Estima-se que cerca de 26% da população brasileira esteja na faixa dos 50 anos. Infelizmente, as oportunidades de trabalho para estas pessoas é restrita. Todavia, na maioria das empresas a participação de profissionais com esta idade é de 10%.
De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mais de 700 mil empregados com mais de 50 anos perderam seus empregos durante a pandemia. Por outro lado, a população brasileira vem envelhecendo. A idade para se aposentar aumentou para 62 anos para mulheres e 65 para homens.
Os avanços tecnológicos e o etarismo nas empresas vem dificultando a entrada de profissionais mais velhos ao mercado de trabalho. Em relação à tecnologia, esses trabalhadores vêm buscando um aprimoramento, conhecendo melhor as ferramentas digitais em busca de uma maior qualificação profissional.
Em relação ao preconceito relacionado à idade, cerca de 78% das organizações afirmam que preferem contratar funcionários mais jovens. Vale ressaltar que nestes casos, não existem ações específicas de combate ao etarismo. O profissional de mais de 50 anos acaba por não ser escolhido para os processos seletivos.
Habilidades estratégicas do trabalhador
Felizmente este quadro vem se modificando. As empresas que possuem uma alta rotatividade de seus funcionários, passaram a perceber o profissional com mais de 50 anos, como uma pessoa responsável, dedicada à corporação, com um alto grau de comprometimento e inteligência emocional.
Ele acaba se tornando estratégico para a organização, capaz de conhecer e entender consumidores e clientes da mesma faixa etária. É um profissional que sabe se comunicar e desenvolver produtos destinados a este público.
Várias empresas estão buscando uma maior valorização destes trabalhadores, disseminando uma cultura de inclusão. A população do país vem envelhecendo, desta forma, a presença de profissionais mais velhos nas organizações será cada vez maior, sendo necessário mudar a percepção e a atitude das empresas.
O número de pessoas com mais de 50 anos vêm crescendo no Brasil, sendo necessário ações governamentais e empresariais. Em síntese, esta mão de obra pode ser produtiva, engajada, e capaz de contribuir com as inovações nos negócios.
Conscientização do mercado
Nos próximos anos a questão do envelhecimento profissional deverá ser cada vez mais discutida. Dessa maneira, possivelmente haverá um maior investimento na contratação de trabalhadores com mais de 50 anos e na preparação da cultura organizacional das empresas brasileiras.
O fato é que os empregados experientes possuem mais calma e tranquilidade, influenciando toda a equipe de trabalhadores da organização. Analogamente, estes profissionais são maduros, e possuem uma maior facilidade para a tomada de decisão. Dessa forma, há uma grande segurança entre os colaboradores do negócio.
Os profissionais mais jovens acabam por pular de um emprego para outro com uma maior facilidade. O funcionário mais velho costuma saber o que quer e apresentar uma menor rotatividade. Aliás, para a empresa é uma grande vantagem pois diminui o investimento em recolocação profissional.
O trabalhador mais experiente também tem uma rede maior de contatos. Ele conhece pessoas de diferentes áreas e empresas. Para quem trabalha com a prospecção de clientes, pode ser uma grande vantagem. Em conclusão, com um networking fortalecido, ele é capaz de auxiliar a empresa através de suas conexões.