Para garantir uma alta eficiência e motivação para o seu dia a dia corporativo, o trabalhador precisa encontrar meios para apresentar a seu empregador um serviço de qualidade. A princípio, ele precisa ter disciplina e foco em sua profissão, buscando meios de ficar estimulado. O exercício físico pode contribuir ativamente nesta situação.
Todavia, a atividade física proporciona uma melhora na saúde do funcionário, inclusive tendo reflexos em sua vida pessoal. Além disso, ele ganha em seu desempenho, podendo atuar positivamente no seu dia a dia e na realização de suas tarefas. A empresa que se preocupa com a qualidade de vida de seus colaboradores recebe inúmeros benefícios.
O empregador deve perceber a saúde de seus profissionais como algo estratégico, que pode gerar lucro para a sua empresa. O profissional ganha em autoestima, foco, concentração e em sua produtividade. Aliás, a atividade física alivia todas as tensões acumuladas e possibilita ao trabalhador, “esquecer” um pouco seus problemas.
Muitas organizações procuram motivar seus colaboradores oferecendo programas especiais como a prática de exercícios físicos. Desse modo, elas estimulam seu quadro pessoal através de campanhas em busca de uma melhora em sua saúde. A empresa que investe desta maneira, consegue um apoio fundamental de seus trabalhadores.
A empresa que se preocupa com a saúde de seus trabalhadores acaba com o sedentarismo de muitos profissionais. Ela passa uma imagem de que zela pela boa qualidade de vida de seus colaboradores. Desta forma, a organização garante, por exemplo, benefícios como a diminuição do absenteísmo.
Analogamente, há um menor afastamento do trabalhador ao seu serviço, em razão da diminuição de uma série de doenças. A mão de obra saudável se torna mais eficiente e produtiva, com mais disposição para o trabalho na empresa. O profissional também ganha no sentido de que se tornam engajados a conquistar metas e objetivos corporativos.
O empreendedor deve ter em mente que investir na saúde de seu quadro pessoal não é um gasto, mas sim um investimento. Dessa maneira, a organização deve pensar em maneiras de estimular as atividades físicas de todo o seu quadro de funcionários, para que se envolvam e colham os benefícios.
A organização pode realizar várias ações em busca de estimular seus colaboradores a fazer exercícios físicos. Em síntese, é possível dedicar um horário pré-estabelecido para as atividades de seu quadro pessoal, como musculação, por exemplo, podendo ter uma parceria com alguma academia.
A prática de atividades saudáveis por todos os colaboradores traz benefícios como uma melhora em seu comprometimento e o fortalecimento da união de todos os envolvidos no negócio. Há um ganho de energia e vigor, aumentando a disposição do funcionário em sua rotina profissional.
Uma outra vantagem do exercício está relacionada a uma melhora nas funções cardiovasculares e musculares, além das ósseas, diminuindo o risco para doenças crônicas não transmissíveis, e a depressão. Veremos abaixo alguns benefícios que a atividade física proporciona para toda a empresa:
Quem faz uma atividade física falta menos ao trabalho por motivos de saúde. O risco de algumas doenças relacionadas ao dia a dia de trabalho como LER e lesões musculares, são reduzidas drasticamente. Ao mesmo tempo, como ele se sente mais disposto, há uma melhora considerável em sua produtividade.
O trabalho em equipe também é beneficiado pela prática de exercícios físicos em conjunto. Há um aumento do companheirismo em todo o ambiente laboral, devido ao estreitamento de laços entre os colaboradores. Do mesmo modo, a comunicação interna é aprimorada, junto a uma maior disposição para o trabalho em grupo.
O exercício físico pode contribuir bastante para a saúde mental trazendo mais calma, equilíbrio e foco para o profissional. Dessa maneira, a eficiência de seu trabalho é estimulada, fazendo com que a empresa apresente mais resultados positivos. A atitude do colaborador também muda, trazendo melhores efeitos.
A atividade física proporciona ao trabalhador um grande alívio das pressões de seu cotidiano. Ademais, o corpo produz serotonina, também chamada de hormônio da felicidade, diminuindo o estresse. Como há uma diminuição da exaustão do funcionário, há uma melhora em seu desempenho cotidiano.
Uma organização que investe na saúde de seus funcionários obtém um retorno no empenho e na eficiência de suas tarefas. Há a construção de uma conexão duradoura entre a organização e seus colaboradores, influenciando positivamente em sua imagem. em conclusão, há uma maior satisfação em se trabalhar na companhia.