Importância do Planejamento tático na sua empresa

Para que o planejamento estratégico possa ser colocado em prática, é preciso dividi-lo, e uma de suas divisões é o planejamento tático.

O que é o Planejamento tático?

Essa divisão do planejamento tático traduz os objetivos estratégicos amplos, em objetivos e planos mais específicos, de cada área da organização.

O planejamento tático é de médio prazo, normalmente com margem de um ano.

As empresa normalmente, se dividem em várias áreas, conhecidas também como departamentos, para desenvolver as atividades com eficiência, como:

  • Produção
  • Marketing
  • Vendas
  • Administração e Finanças
  • Recursos Humanos

Planos e Políticas

O plano tático, geralmente, é desenvolvido para os departamentos da empresa.

  • Produção

Define as quantidades que serão produzidas, tecnologias e equipamentos necessários.

  • Marketing

Composto pelo plano de vendas e distribuição de produtos e serviços, definição das formas de promoção e propaganda.

  • Recursos Humanos

Determina a forma de seleção das pessoas, capacitação, motivação de funcionários etc.

  • Financeiro

Definição das metas de entradas e saídas de recursos, como aplicar esses recursos dando suporte às atividades da organização.

Já as políticas representam as guias de ações para funcionários de determinadas áreas, orientando as atitudes e tomadas de decisões.

É importante definir políticas em cada departamento por que:

  • ajudam a manter as ações das pessoas alinhadas com os objetivos do departamento e da empresa;
  • preservam a identidade da organização;
  • estabelecem limites de autonomia.

Essas políticas devem ser questionadas e revistadas sempre que necessárias, adaptando-as para as demandas dos clientes e melhora do trabalho da organização.

Alguns exemplos de políticas são: benefícios, crédito ao cliente e atendimento ao cliente.

Elaboração do Planejamento tático

O planejamento tático divide-se em quatro etapas distintas: averiguação, solução, reflexão e ação.

A averiguação compreende a etapa inicial.

Nessa parte os problemas são diagnosticados e analisados, desse modo, é possível verificar os impactos que estão causando em um ou mais setor da empresa.

Para um diagnóstico mais assertivo, é recomendado que cada área da empresa fique responsável pelo seu pessoal e suas atividades.

Já na solução, é o momento de pensar em soluções para os problemas apontados na averiguação.

Soluções essas, que devem ser tomadas pelos cargos mais altos, porém, conta com a cooperação de todos.

Pois, os colaboradores são os mais indicados a apresentar alternativas para a solução desses problemas, pois ele vive as situações na prática.

Uma vez tomadas as decisões e apresentadas as soluções, é chegada a hora de agir, de colocar em prática.

Depois de cada solução encontrada, cabe a cada setor se responsabilizar por implantar as novas medidas do planejamento tático.

A direção certa para um bom plano tático, é um cronograma bem elaborado.

 

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