E esse tal de eSocial? – Qual é a ferramenta mais adequada para o meu caso? – Parte 3

Veja as diferenças entre as três ferramentas disponíveis para realizar os envios ao governo.

A série “E esse tal de eSocial?” foi dividida em 4 artigos. Nesta terceira parte falaremos sobre as ferramentas para envio das informações.

O governo desenvolveu três ferramentas para os envios das informações. Essas plataformas comportam diferentes situações, de acordo com o tamanho das empresas e frequência dos envios. Saiba os detalhes de cada uma delas:

eSocial Web Simplificado MEI – Ferramenta online que auxilia o MEI no envio das informações. Essa aplicação tem as seguintes funções:

Realizar cálculos automáticos;

Integra eventos com a folha de pagamentos;

Férias;

Afastamentos;

Desligamentos, dentre outros.

Facilita o gerenciamento da folha, o processo de admissão do empregado e a geração da guia de recolhimento.

É a melhor opção para o MEI, pois alem de ser uma plataforma simplificada, não precisa de certificado digital.

eSocial módulo geral Web Empresas – Caso alguma situação jurídica do MEI não seja contemplada no módulo anteriormente citado, poderá usar o módulo Web Empresas.

Todas as informações são enviadas por esse módulo, porém ele exige mais informações algum conhecimento em folha de pagamento. Além disso, nesse módulo é necessário ter certificado digital para acesso.

eSocial Web service – Essa forma de envio de informações, de forma geral, é a mais escolhida pelos escritórios de Contabilidade, que possuem uma alta demanda desses envios.

É necessário um software compatível, pois as transmissões dos arquivos são feitas formato do eSocial (.xml).  Também é necessário ter certificado digital e, caso seja um contador que fará seus envios, será necessário cadastrar procuração eletrônica.

No próximo e último artigo dessa série,  daremos dicas para que fique em dia com seus envios.

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