Depreciação – E esse tal de benefício fiscal? – Parte 4

Nesta parte da série "Depreciação", ilustraremos um balanço patrimonial e falaremos sobre benefício fiscal.

Dividimos a série “Depreciação” em oito partes. Nesta quarta parte ilustraremos os lançamentos do balanço patrimonial, mediante os dados conforme exemplo da parte 3.

A série “Depreciação” tem o objetivo de trazer ao empreendedor uma explanação sobre como a depreciação pode impactar nos seus impostos. Trouxemos os cálculos com a finalidade de exemplificar, uma vez que neste caso, a teoria não clarifica a informação tanto quanto visualizar os efeitos da depreciação numa empresa.

Exemplo de balanço patrimonial

No balanço patrimonial da empresa seriam feitos os seguintes lançamentos, de acordo com os lançamentos da parte 3, conforme ilustrado abaixo:

ATIVO CIRCULANTEPASSIVO CIRCULANTE
ATIVO NÃO CIRCULANTEPASSIVO NÃO CIRCULANTE
REALIZÁVEL EM LONGO PRAZO+
INVESTIMENTOSPATRIMÔNIO LÍQUIDO
IMOBILIZADO
Máquinas e Equipamentos 10.000
(-) Depreciação Acumulada (1.000)

 

Benefício fiscal

O objetivo da depreciação é o benefício fiscal.

Isso significa que a empresa pode recuperar o valor do investimento na máquina por meio do imposto de renda. Não exatamente o valor inteiro, até mesmo por conta própria depreciação. Todavia, ainda que a empresa recupere o valor de forma parcial, é uma forma legal de reaver parte do investimento.

Essa é uma das vertentes positivas do benefício fiscal. Entretanto, só é possível que a empresa seja beneficiada quando ela realiza o devido cálculo do seu ativo imobilizado.

Acompanhe todas as partes dessa série, que falaremos passo a passo sobre essas análises, assim como, a importância do acompanhamento.

Na próxima parte desta série falaremos sobre o Lucro Real e CPV (Custo do Produto Vendido).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.