Controladoria e a Gestão Contábil do seu Negócio

Saiba como a Controladoria pode contribuir para as estratégias econômicas de seu negócio

O que é Controladoria?

A controladoria é um departamento que visa coordenar o desempenho econômico da empresa.

É o departamento responsável por produzir informações que sirvam de subsídio para a tomada de decisões, além de contribuir para a elaboração e aplicação do planejamento estratégico, bem como, elaborar e analisar constantemente o plano orçamentário.

Qual é o objetivo da Controladoria?

O departamento de controladoria visa garantir que as informações financeiras atenderão a demanda externa, ou seja, governo, acionistas, bancos, clientes e público em geral.

Para tal, é necessário que, além de preparar e analisar é necessário que seja feita a correta interpretação dos resultados financeiros, uma espécie de tradução das informações.

Evolução Contábil

A controladoria é vista como a evolução da contabilidade, pois, atua principalmente os conhecimentos e ferramentas contábeis, é muito comum que o Controller tenha formação técnica ou superior em ciências contábeis, alinhando assim, as informações geradas pela contabilidade às técnicas gerenciais.

Controladoria e o planejamento

No quesito planejamento, a controladoria analisa se o mesmo está sendo cumprido por todos os departamentos da empresa. Planejamento esse, que é de responsabilidade da própria controladoria e visa prever o futuro financeiro da organização, através da apuração dos custos e despesas, projetando vendas que, garantam o pagamento das obrigações, mas também, gerem retorno financeiro satisfatório.

Assuntos fiscais

É responsável pelos assuntos fiscais garantindo que as leis e normas sejam devidamente cumpridas, evitando assim, problemas com o fisco.

Faz a gestão dos ativos da empresa, que são bens auferidos para a execução da atividade principal.

Isso inclui, por exemplo, o controle do tempo de vida útil dos bens móveis, contratação de seguros para alguns ativos, caso possua, veículos ou prédios, softwares e sistemas de segurança da informação.

Por fim, atua no cenário econômico, analisando a influência do governo o sobre o mercado ao qual a empresa está inserida, trabalhando na adaptação e prevenção de riscos inerentes.

Realizar uma gestão contábil da sua empresa é um dos caminhos para seu sucesso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.