Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

BNDES Crédito para Pequenas Empresas

Como se planejar nessa crise.

Para solicitar o financiamento, o empreendedor deve buscar um agente financeiro credenciado do BNDES  que pode ser tanto um banco quanto uma agência de fomento.

BNDES crédito para pequenas empresas, surgiu com o intuito de ajudar os empreendedores a enfrentarem os efeitos econômicos da pandemia do Coronavírus.

É o empréstimo para micro, pequenas e médias empresas e para empresários individuais.

Eles resolveram expandir a oferta do capital de giro para negócios ou grupos econômicos com faturamento anual de até R$ 300 milhões até 30/09/2020, com limite de financiamento de até R$ 70 milhões por ano.

Principais dificuldades enfrentadas pelos Empreendedores na crise

As empresas passam por um momento delicado, algumas está falindo devido a falta de matéria prima, outras empresas menores devido a falta de clientes, não estão conseguindo vendas.

Enfim, cada tipo de empreendimento está tendo suas fases.

Mas independente de qualquer coisa a situação é delicada e exige:

  • Inovação
  • Atualização do produto
  • Reorganização do negócio

Porém temos que destacar alguns problemas mais frequentes:

Gestão dos funcionários

Muitas empresas estão sem ter como pagar todos os funcionários, pois não estão tendo lucro e com tantas contas a pagar, ficam sem saber o que fazer.

Alguns projetos do governo visam ajudar esses empreendedores, e garantir o emprego dos colaboradores, mas devido a tantas as exigências, algumas empresas não estão conseguindo esses benefícios.

E estão precisando optar por outras alternativas, alguns estão dando férias coletivas, descontando banco de horas, e até mesmo reduzindo o horário de trabalho

Organização das contas

Empreendedores estão preocupados com o acumulo de contas, e sem orçamento buscam alternativas para resolver essa situação.

Acesse Agora as Principais Notícias no Brasil e fique atualizado

Como mencionamos a situação pede inovação. É hora de refazer seu plano de negócio e pensar no que pode ser mudado para reerguer seu negócio.

Muitas empresas estão investindo nas vendas on line, delivery, e reformulando seus produtos e serviços.

Mas se a situação estiver mesmo muito complicada, é aconselhável buscar ajuda de um profissional, uma consultoria, para te dar acessoria.

Aluguel do Imóvel

Um ponto muito delicado também é o valor do aluguel do imóvel.

Vale a pena a tentativa de conversar com o dono do imóvel e negociar o valor por um período.

Pois, a renegociação nesse momento além de ser bom para você, também será para o locador, que não terá o encerramento do contrato por falta de pagamento.

Importante reforçar que toda negociação, necessita de bom senso de ambos os lados. Pois estamos falando de acordos contratuais que devem ser cumpridos, mas que devido as situações podem sim ser negociados.

Mas em geral os proprietários têm demonstrado boa vontade em negociar, e estão levando a crise em consideração.

Sua empresa já tentou algum tipo de financiamento e não conseguiu? Conte-nos sua experiência.

Leia Também:

brasil 123  
28 Comentários
  1. Fabrício Martins de oliveira Diz

    Tudo isto é verdade e acrescento mais ainda, quando do início até familiares te incentivam a não embarcar nesta e ficar na dependência deste que nos incentivam a iniciar o mundo corporativo que teríamos todo apoio e no final ou fim das contas, o próprio canal do empreendedor não te abre as portas; “só Jesus na causa”!!!!!!
    Amem.

  2. Helton Diz

    Sou MEI a 4 anos a única coisa que eu consegui foi pagar imposto, benefícios nenhum, muito difícil de crescer sem incentivo e apenas investindo meu próprio dinheiro.
    Vontade não falta de gerar empregos e conquista independência profissional.
    Tenho que voltar a trabalhar para os outros porque melhor fechar o mei do que perde todo meu dinheiro e empenho profissional.

  3. Lucians Diz

    Concordo com vc! O empresário rico não sofre e o pobre tem ajuda de muuuita gente. Nós micro empreendedor ajuda de quem? Empréstimo com taxas abusivas e tendo que pagar taxa de tudo. Ai vem propaganda na TV de bancos falaMdo pra aguentar firme, outros mentndo que apoia os Mei’s e na hora H, naaada.

    1. Kleber Diz

      Boa noite.
      Estou com grande dificuldade em conseguir apoio financeiro através do Bradesco. Estou com uma solicitação de cartão BNDES a 4 meses e até então sem resposta.
      Sobre a linha de crédito liberada pelo BNDES, também sem resposta.
      Agora, o empréstimo através de linhas de crédito do próprio banco, onde as taxas são bem mais altas, já foi aprovado e de um dia para outro.

  4. Carlos Alberto Diz

    É um absurdo o que as instituições financeiras estão fazendo, pars se conseguir um empréstimo neste momento não deveria levar em consideração o score deste momento e sim aos últimos três meses atrás, quando a situação estava equilibrada. As exigências São absurdas e dificultam muito. Tenho uma Empresa de Transporte de Passageiros, fazia 53 viagens para aeroportos antes da pandemia, agora faço apenas alguns contratos corporativos, minha receita caiu 90% como vou conseguir ajuda? Lamentável atitude das instituições financeiras, só eles ganham dinheiro.

    1. Antônio Carlos Januário Diz

      Agora que estou com nome sujo por conta do limite de 1.000,00 que estourou e o cartão de crédito que tbm estourou sem dúvidas jamais o BNDES vai ajudar agora se envolver em.escandalos e emprestar para a alta classe isso esse safados emprestam e nos morrendo a cada dia

  5. Rosy Diz

    É muito triste e desumano, diante de tanta dificuldades que estamos enfrentando nos depararmos com tantas mentiras e popagandas enganosas. Os bancos estão preocupados apebas em manter e ou aumentar seus lucros nesse momento.
    Fui ao meu bco PF – Bradesco e simplesmente me ofereceram juros de 8% – prorrogação de empréstimos.
    No Bco Brasil-PJ juros de 3,75% para empresas sem qualquer restrição no Serasa. Sendo que o não pagto de algumas contas foi por conta da situação atual. Enfim cada um que de conta dos seus problemas, pq o resto é tudo balela.

  6. Edelson Diz

    A única verdade é que tudo que sai no noticiário a respeito de ajuda as pequenas e médias empresas é uma mentira, um engodo para ganhar tempo e não fazer nada. E o pequeno empresário que se exploda.

    1. Denis Diz

      Sou sono de um lava rápido e estética automotiva; tentei uma ajuda na caixa, no BB, no Santander, no Itaú e nada . Sou uma ME pequena mas tenho o nome limpo, contas em dia , a empresa estava em ordem e hoje, imploro por descontos, não tenho dinheiro para nada e não sei como vou comer o mês que vem. Sou professor, honesto, não reclamo de aos meus 51 anos trabalhar de domingo a domingo. Sempre paguei todos os meus impostos e agora só queria uma ajuda para passarmos essa fase com dignidade. Não sei mais o que fazer. É desesperador. Tudo mentira o que mostra na TV. Estão emprestando dinheiro para quem já ganha muito. É nós? Alguém olhe pelos pequenos empresários, pequenos mesmo, mas que tb trabalham honestamente, pelo amor de Deus.

  7. Lúcio Marcos Gomes da Silva Diz

    Até quando, só mentiras! Somos uma empresa que preenche todos os requisitos, há mais de 15 anos de mercado, zero de restrição. Pagamento sempre pontual com fornecedores e ou instituição financeiro, já conseguimos empréstimo com BNDES e foi honrado cada parcela em dia. Hoje, estamos com 22 funcionários, sendo 16 afastados, e quando vamos aos bancos, só oferecem crédito com juros altos. NÃO EXISTE NADA PARA O PEQUENO, NADA MESMO.!!!

    1. Nilda Diz

      Pura mentira, a gente fala com o banco e ele diz que o BNDES não está liberando e oferece os financiamento deles a juros altos.

  8. Edson Diniz Barbosa Diz

    Tenho CNPJ a 11 anos e ñ consigo empréstimo de nenhum valor,preciso de 150.000,00mil reais pra investir na minha empresa e dar um suporte melhor pros meus parceiros e tm bm poder contratar mão de óbra qualificada ?Aguardo o retorno?

  9. Edson Diniz Barbosa Diz

    Tenho CNPJ Ativo a 11 anos e ñ consigo empréstimo de valor nenhum ,precisava de 150.000.00 mil reais pra investir na empresa
    .Assim consigo dar um suporte maiór pros meus parceiros já que somos um grupo e tm bm contratar !

  10. Gabriela Diz

    Tudo isso me parece uma grande mentira, tenho conta no Banco do Brasil desde que abri a minha empresa, já tentei contato para pedir o empréstimo e não me liberaram BNDES, justificaram que o banco do Brasil ainda não aderiu ao programa do governo. Me ofereceram 5 mil de empréstimo (Não pago nem um terço das minhas contas de 1 mês). Uma vergonha esse país…os pequenos vão falir, só vai piorar a economia. Se querem manter um minimo a economia deveriam abrir uma linha de crédito direto com o BNDES sem precisar passar pelo Banco (que nunca aprovam nada). Banco do Brasil é uma farsa.

    1. Raphael Diz

      É exatamente assim! Nossa empresa tem relacionamento a anos com o Banco do Brasil e Itaú. Eles não tem interesse em fazer BNDES e ficam oferecendo os empréstimos deles.

      Isso só vai funcionar se for direto com o BNDES.

  11. Stefani Diz

    Abri meu MEI em 2016 sempre paguei as contas tudo certinha, em 2019 converti para ME porém ao procurar o Sebrae por orientação para financiamento fui informada que não teria direito por não ter conta Jurídica, o que não é mencionado em nenhuma matéria é que para conseguir precisa ter conta Jurídica. Mesmo eu tendo a declaração do ano passado, nome limpo, CNPJ limpo, impostos em dias, contas em dias não teve jeito, me orientaram a abrir uma conta Jurídica e manter um bom Relacionamento com o banco para daqui um ano eu conseguir.

  12. Sérgio Diz

    Teoricamente é fácil, mas quando você precisa não é nada do que ofertam, os bancos nunca avisa que os micro empresários não tem direito, só fazem promessas que eles vão tentar liberar, a desculpa dos bancos é que o governo não está liberando o dinheiro, mas na verdade os pequenos não conseguem.

  13. Nair Diz

    Tenho uma microempresa aberta desde 2008, tem o nome limpo, pois procura honrar todos os meus compromissos, fui em duas instituições financeiras e as duas n tiveram o menor interesse em aprovar meu cadastro no BNDES, e o mais interessante disso é que os dois bancos me emprestam dinheiro de boa, com as taxas abusivas que só eles tem, deduzir com isso que obter o cartão BNDES não depende só de nome limpo, eles tem de ir com a tua cara, ou não sei que palhaçada é essa com o pequeno empresário, isso é uma falta de consideração montra, pois de certa forma os pequenos são a maioria, não entendo isso e fico indignada com tanta bandidagem nesse país.

  14. Alecxandro Diz

    Todos estes reratos o ministro da economia deveria pega uma micro empresa é verifica sé conseguiria um empréstimo pois grande parte destes relato são em comum.Tenho uma empresa amais de 10 anos pois tenho notas altas no sistema financeiro não devo imposto algum é nem a fornecedor e principalmente a Banco não temos neum protesto mas procurei o meu gerente do banco do nordeste aqui de Natal onde tenho conta amais de 3 anos, é um crédito aprovado mas ele falou que tinha que conseguir um fiado com renda compatível para poder obter o crédito.
    Perguntei a ele se ele não queria ser o meu fiador?
    Pois fui motivo de chacota.
    JÁ fui obrigado a demitir dois funcionários que tinha amais de 4 anos, temos contas de energia próximo de 6.000,00 que vam vencer no próximo mês nunca atrasei vou ser obrigado a fazer isso não sei ate quando vou conseguir, mais nunca fis planos para fechar infelizmente o horizonte e esse.
    A perguntar e o Banco do nordeste será que e para as micros e pequenas empresa?
    Fassam essa pergunta para o ministro pôr favor.
    Estou a disposição.

    1. ADILSON JOSE PANATTA Diz

      Vamos ser diretos MENTIRA, não existe ajuda financeira a ME.
      BNDS só para quem não precisa.
      Grandes e médias empresas se beneficiam e empregam o montante ao seu Bel prazer. Fato.

  15. Rodrigues Gambeta Diz

    MEI não tem Contabilidade comprovada, porisso é considerado Informal.

  16. Clovis Diz

    Na cartilha e as mil maravilha…va numa agencia bancária e veja realidade…tenho credito aprovado no Santander…a taxa 4.95 mes….a folha nao fui comtemplado por ter minimo de 60 dias de folha anterior a março….qual micro empresa com 10 ou menos funcionario paga salário via banco…ou seja so dificuldade….presidente sebrae daqui de pernambuco abriu no jornal local…os bancos estao dificultando….essa e a realidade…

    1. Alecxandro Diz

      Todos estes reratos o ministro da economia deveria pega uma micro empresa é verifica sé conseguiria um empréstimo pois grande parte destes relato são em comum.Tenho uma empresa amais de 10 anos pois tenho notas altas no sistema financeiro não devo imposto algum é nem a fornecedor e principalmente a Banco não temos neum protesto mas procurei o meu gerente do banco do nordeste aqui de Natal onde tenho conta amais de 3 anos, é um crédito aprovado mas ele falou que tinha que conseguir um fiado com renda compatível para poder obter o crédito.
      Perguntei a ele se ele não queria ser o meu fiador?
      Pois fui motivo de chacota.
      JÁ fui obrigado a demitir dois funcionários que tinha amais de 4 anos, temos contas de energia próximo de 6.000,00 que vam vencer no próximo mês nunca atrasei vou ser obrigado a fazer isso não sei ate quando vou conseguir, mais nunca fis planos para fechar infelizmente o horizonte e esse.
      A perguntar e o Banco do nordeste será que e para as micros e pequenas empresa?
      Fassam essa pergunta para o ministro pôr favor.
      Estou a disposição.

    2. Sidney Santos Diz

      Tenho uma empresa de instalações e a 2 anos as contas não fecham e assim não tenho como comprovar recolhimento de qualquer especie.Faturamento anual existe 180k,porém sem comprovacao.Isto acredito que não só para mim como para vários empresários ė a pedra no sapatos e foi o que impactou em minha solicitação de crédito direcionado a caixa.,o qual foi negado.Estou preste a jogar a toalha e fechar pois esse dinheiro
      não chegará.Minha empresa tem 30 anos de aberta.

    3. Rosy Diz

      É muito triste e desumano, diante de tanta dificuldades que estamos enfrentando nos depararmos com tantas mentiras e popagandas enganosas. Os bancos estão preocupados apebas em manter e ou aumentar seus lucros nesse momento.
      Fui ao meu bco PF – Bradesco e simplesmente me ofereceram juros de 8% – prorrogação de empréstimos.
      No Bco Brasil-PJ juros de 3,75% para empresas sem qualquer restrição no Serasa. Sendo que o não pagto de algumas contas foi por conta da situação atual. Enfim cada um que de conta dos seus problemas, pq o resto é tudo balela.

  17. JERSONILSON Diz

    Boa noite
    Esse socorro ao pequeno empreendedor MEI não hora que vc chega no banco a história e diferente e vc não consegue nada , primeira pergunta burocratica se a gente tem conta no banco e para ter conta vc paga um valor para ter aquela conta ,no Santander mesmo para eu ter uma conta MEI que não me dava direito a nada teria de pagar 87 reais por mês mais um absurdo ,fui no banco do Brasil mais burocracia ,de novo se eu tinha conta no banco e ia passar por análise também, na caixa econômica teria de ter conta aberta e ser formalizado a mais de 1 ano com o mei então vc veja que coisa é outra tem de está com o nome limpo, sendo que nesse momento de pandemia sem renda e as contas todas chegando como vou manter minhas contas em dia ,e ainda pede garantias ,parece que tão rindo da nossa cara e outra ,sempre na TV fala de empresa que tem funcionários ,tão esquecendo que tem gente com um pequeno negócio que não tem funcionário também, que o meu caso ,então quer dizer não tenho funcionário, o crédito não vai poder chegar até mim ??? Então São umas regras que parece de propósito mesmo para não conseguir mesmo

    1. Raquel Diz

      Esta complicada a situação tenho uma empresa ja a 5 anos.
      E agora essa pandemia acabou com nos micro empreendedor.
      Já tentei várias linhas de crédito e não consigo por nao ter conseguido pagar alguns boletos foram para protesto.
      Ai nao conseguimos nada. É muita dificuldade que estamos enfrentando não temos clientes estamos lutando de todas as formas mas ta complicado sobreviver.

      1. George Cunha Diz

        Fomos simplesmente ignorados pelo BNDES e BRDE, o primeiro redirecionou para a Caixa Federal e obviamente nunca fizeram qualquer contato. O segundo respondeu que o atendimento de empresas pequenas era feito por um agente e solicitou nossa autorização para redirecionar… Acho que redirecionam para o lixo… E olha que não vamos demitir, resistiremos bravamente!!! O Banco do Brasil nos deu alguma atenção, mas somente poderia dispor de um quarto de nossa necessidade e com uma taxa de juros 4 vezes maior que a está sendo anunciada na imprensa. Trágico!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?