Benchmarking – O que acontece lá fora?

Analisar as estratégias da empresa é importante para buscar sempre melhorias internas. Sendo assim, o conceito Benchmarking é uma ferramenta facilitadora dos processos dessas análises.

Benchmarking – Um direcionamento planejado

A estratégia que a empresa vai usar precisa ser direcionada para os objetivos planejados.

Assim sendo, é necessário que esteja sempre buscando melhorias. Benchmarking é um método que visa sempre buscar melhorias, inovações e facilitar os processos.

Referência de Gestão

A palavra benchmarking vem de benchmark, que significa referência. Assim sendo, é uma ferramenta de gestão que realiza um processo de pesquisa entre o seu ramo de atuação.

Essa pesquisa é feita para analisar o desempenho da concorrência em relação aos processos operacionais e procedimentos adotados.

Análise estratégica

Analisando a concorrência, a sua empresa poderá melhorar os produtos e serviços, bem como agregar estratégias.

Assim, a empresa pode aprimorar os processos e aumentar os lucros. Todavia, vale ressaltar que o benchmarking não se trata de uma cópia dos processos concorrentes, e sim de um alinhamento qualitativo.

Inovação interna

O benchmarking visa inovação para a empresa, partindo de estratégias padronizadas dentro do ramo de atuação.

Esse alinhamento estratégico é tão funcional, que é usado pelas empresas de maneira extensiva a todas as áreas.

Aprimoramento de processos

É como se fosse uma forma de aprender com os erros dos outros, mas não se trata exatamente de erros, e sim de processos que ficaram obsoletos ou incompatíveis com o mercado atual.

Os processos são remodelados e as necessidades atendidas objetivamente. Por isso o benchmarking pode ser utilizado por todas as áreas da empresa.

Essa análise do mercado externo tem grande valor para a inovação e direcionamento das decisões internas da sua empresa.

Afinal, não tem como avançar em suas melhorias sem levar em consideração o que ocorre no mercado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.