O empreendedor precisa lidar com diversos aspectos inerentes ao mercado na era digital. Por isso, o mapeamento de fatores internos e externos, bem como, a análise sobre o desejo de compra do cliente são fatores fundamentais no mercado atual.
A era digital é composta por diversas vertentes; ao passo que não é estática, já que a tecnologia faz com que surjam novas necessidades dentro do mercado, fazendo com que a empresa precise se adaptar de forma resiliente, ágil e objetiva. Por isso, é fundamental para o empreendedor que atue através da gestão holística, considerando todos os fatores que podem impactar o seu resultado.
Sendo assim, é viável que faça adaptações cabíveis quanto às ferramentas administrativas existentes no mercado. Já que é possível adaptar ferramentas analíticas importantes, como a matriz Swot e análise Pest.
Além disso, é importante para o empreendedor que acompanhe a jornada de compra do cliente, de modo que consiga minimizar gargalos e evitar alimentar processos contraproducentes.
Pois o cliente precisa obter satisfação em todo o seu fluxo de compra. Haja vista que na era digital, o cliente insatisfeito pode ocasionar um encadeamento negativo de reclamações na internet. Além disso, uma empresa que perde a confiabilidade de sua marca, dificilmente consegue reverter esse quadro e alcançar o seu público de maneira resolutiva.
Portanto, é necessário que o empreendedor consiga lidar com fatores diretos e indiretos, de modo que consiga alcançar o seu objetivo no mercado, ao passo que atenda ao seu cliente em sua necessidade total.
Dessa forma, podemos entender que o empreendedorismo na era digital é desafiador; ao passo que também pode ser uma fonte de oportunidades para uma empresa que atua de maneira estratégica e preparada.
Visto que é possível que uma empresa se torna líder dentro do mercado através do direcionamento de sua gestão e da qualidade entregue ao cliente através do seu produto, serviço, atendimento e de outros fatores que envolvam os segmentos de atuação da marca na era digital.