O empreendedor deve lidar com o mercado de maneira dinâmica e direcionada, considerando os diversos aspectos que impactam o resultado de uma marca na era digital. Sendo assim, é necessário que o empreendedor direcione suas ações desde o surgimento da empresa.
Os estudos de mercado devem ser feitos por todas as empresas, independentemente do seu porte. Visto que estudar o mercado pode ser primordial para as decisões de uma empresa, fazendo com que alcance o seu potencial competitivo.
Há diversas maneiras de estudar no mercado na atualidade. Visto que os fatores externos não controláveis são multifatoriais e inconstantes. No entanto, é possível que o empreendedor busque por ferramentas típicas da administração empresarial, de modo que possa fazer adaptações viáveis para o seu segmento.
A matriz Swot é um exemplo de ferramenta administrativa totalmente adaptável. Sendo viável para a gestão, já que é possível realizar adaptações para analisar os fatores externos e direcionar os fatores internos.
Dessa forma, é necessário para o empreendedor realizar análises do cenário atual para direcionar suas ações. A economia é um fator externo totalmente inconstante e volátil que impacta diretamente o poder aquisitivo do cliente final.
Por isso, a economia deve ser estudada pela empresa de maneira contínua, já o concorrente é um fator que impacta o desejo de compra do seu cliente. Dessa forma, o concorrente deve ser considerado para que a empresa possa fazer ajustes nos seus projetos e acompanhar a inovação dentro do seu segmento; já que é possível inovar diretamente no produto ou serviço, bem como na aquisição de um sistema integrado e tecnológico.
A tecnologia é um fator inerente à uma empresa na era digital. Por isso, é necessário o direcionamento das ações empresariais de forma resolutiva e evolutiva, já que ao direcionar os investimentos em tecnologia, a empresa tende a se destacar no mercado de forma exponencial, alcançando o seu potencial e chegando a liderança dentro do seu nicho, ainda que tenha pouco tempo de mercado.
Além disso, a tecnologia pode corroborar as análises de mercado, customizando indicadores importantes para esse acompanhamento. Dessa forma, o empreendedor pode realizar uma gestão holística e dinâmica no mercado atual, considerando todos os fatores que impactam a imagem e o resultado de uma empresa na era digital.