É muito importante para o empreendedor o direcionamento estratégico da sua ideia de negócio desde o surgimento da empresa, dessa forma, é possível corroborar o seu próprio crescimento e alcançar resultados assertivos em pouco tempo de atuação no mercado.
O mercado atual é volátil e desafiador. Entretanto, essa volatividade pode ser estudada através da análise de fatores externos. Dessa forma, a gestão da empresa pode atuar com antecipação de demandas, evitando a sua própria obsolescência. Os estudos de mercado permitem que uma empresa cresça contornando situações externas. Haja vista, os diversos fatores externos que impactam a economia e, por conseguinte, modificam o desejo de compra do cliente.
Uma empresa que estuda o mercado de forma abrangente conhece melhor a sua persona; ao passo que é possível acompanhar a modificação do perfil do seu cliente em potencial. Além disso, a gestão pode amparar os planejamentos das estratégias da empresa, direcionando o seu orçamento de forma direta e indireta. Sendo assim, é cabível que o empreendedor analise o mercado para direcionar o seu orçamento e investir em projetos que sejam pertinentes ao seu perfil e nicho de mercado.
Dessa forma, é possível que uma empresa cresça exponencialmente destacando o seu diferencial competitivo. Além disso, estudar o mercado envolve a concorrência; o que é primordial para que a empresa não fique aquém do seu potencial, ao passo que permite que a empresa invista de forma objetiva em tecnologia.
Uma vez que é possível entender o que o concorrente utiliza para melhorar os seus processos. Sendo assim, diversos fatores impactam o resultado de uma empresa, sendo cabível que os estudos do mercado sejam acompanhados periodicamente dentro de todos os negócios, independentemente do porte ou nicho de atuação da empresa.
Visto que todos os segmentos são impactados pelos fatores externos de forma direta ou indireta; bem como, pelo volume de concorrentes que entram no mercado diariamente em todos os modelos de negócio, principalmente nos modelos oriundos do empreendedorismo.
As adaptações estratégicas são viáveis para todas as empresas. Uma vez que o mercado não é estático e o posicionamento de uma marca pode ser inconstante. Sendo assim, é necessário fidelizar o cliente e criar um ciclo positivo de melhorias contínuas através do investimento em tecnologia e das estratégias na gestão desde o início do projeto.