É importante que o empreendedor direcione o seu negócio, considerando a volatilidade do mercado e a mudança no comportamento de compra do cliente. Visto que é comum no empreendedorismo que essas necessidades sejam negligenciadas, embora não seja aconselhável.
Entretanto, quando o empreendedor negligencia o seu planejamento estratégico, acaba por não alcançar o potencial de mercado da sua ideia inicial de negócio. Por isso, as estratégias devem acompanhar a empresa desde o seu surgimento.
Dessa forma, torna-se mais fácil lidar com toda a dinâmica do mercado atual. Visto que o comportamento de compra do cliente não é estático e as métricas oriundas dos sistemas de gestão precisam ser atualizadas constantemente. Por isso, o empreendedor precisa atualizar os seus processos de forma constante para amparar o seu próprio crescimento, direcionando sua marca no mercado.
Assim sendo, o empreendedor que atua estrategicamente gera escalabilidade para a sua empresa, alcançando o potencial da sua marca. Dessa forma, é importante que o empreendedor utilize estratégias adaptáveis para todos os portes de empresas, bem como para todos os segmentos.
São muitas as ferramentas disponíveis na administração de empresas. Por exemplo, é possível fazer uso da matriz Swot para que entenda os fatores internos e externos não controláveis.
A análise de Ansoff pode ser bastante resolutiva para direcionar os produtos da empresa, bem como para criação de novas nichos; ao passo que a matriz Pest também é um diagnóstico interessante para os ambientes empresariais. Dessa forma, as análises estratégicas permitem que a gestão da empresa se oriente quanto ao mercado e entenda melhor a concorrência.
Por isso, é muito importante que o plano de negócios do empreendedor seja baseado em uma análise estratégica, tal como deve ser o plano de negócios de uma empresa de grande porte.
Visto que o mercado atual é muito concorrido, porém, oferece oportunidades interessantes para pequenos negócios, já que o crescimento de uma empresa na atualidade é amparado muito mais pela prestação do serviço ou pelo diferencial do seu produto, do que pelo seu porte empresarial.
Sendo assim, essa é uma inovação e oportunidade oriunda da internet; o que é positivo diante de tantos desafios para as empresas na era digital.