A gestão de uma empresa na era digital deve ser feita de maneira dinâmica, holística e atualizada, por isso, o empreendedorismo pode ser desafiador para o entrante no mercado.
Muitos aspectos devem ser considerados pela gestão de uma empresa quando do seu surgimento. Haja vista a necessidade de atualizações constantes sobre diversos fatores.
Os estudos de mercado na era digital devem considerar aspectos referentes aos fatores externos; o que pode ser de difícil acompanhamento. Haja vista a volatilidade do mercado e o volume de informações sobre diversos assuntos que ocorrem de forma global.
A pandemia causada pelo coronavírus, assim como o conflito que ocorre entre a Rússia e a Ucrânia, por exemplo, são fatores que impactam diretamente a economia e, por conseguinte, impactam o poder aquisitivo do cliente final.
Por isso, o acompanhamento sobre os fatores externos é primordial no empreendedorismo; já que através dessas informações é possível que o empreendedor direcione seus projetos para que possa permanecer no mercado e superar crises.
Entender o comportamento de compra do cliente é diferente de entender qual é o seu momento financeiro. Por isso, uma empresa precisa diferenciar o seu produto e estabelecer qual é o seu público-alvo, considerando o poder aquisitivo do cliente e o seu comportamento.
O cliente é estimulado o tempo todo para trocar de produto ou serviço. Por isso, é primordial que a empresa entenda o que o concorrente está entregando ao seu público-alvo.
Portanto, as atualizações são formas de manter a empresa no mercado. Já que é possível entender as ferramentas que o seu concorrente utiliza e que facilitam sua administração. Dessa forma, uma empresa pode direcionar seus fatores internos, ao passo que estuda os seus fatores externos.
Por isso, administrar uma empresa na era digital é algo complexo; já que é necessário o direcionamento dos fatores e os estudos dos projetos para que a empresa evite investimentos obsoletos.
No entanto, é possível obter sucesso através do direcionamento dinâmico, holístico e tecnológico. Dessa forma, uma empresa de pequeno porte pode crescer exponencialmente no mercado, considerando a facilidade da gestão de lidar com os desafios e a resiliência para atender a demanda atual.