O empreendedorismo no mercado atual tem sido desafiador para entrantes e para empresas que já estão atuando no mercado há algum tempo. Principalmente, considerando a volatilidade e a mudança no mercado que reflete fatores externos e paradigmas de forma geral. O comportamento de compra do cliente tem uma grande influência em toda essa mudança de cenário, considerando a economia mundial.
Empreendedorismo: crescimento da marca de forma duradoura, estratégica e direcionada
O cliente na atualidade não tem um comportamento passivo e exige das empresas cada vez mais que a sua experiência seja completa, e não apenas pontual. Por isso, há muito tempo, o processo de vendas de uma empresa não termina na efetivação da transação; é necessário que o cliente se sinta atendido em todas as suas demandas e isso implica na imagem da empresa no mercado.
A imagem da empresa e a experiência do cliente
De maneira indireta, há uma ligação entre a imagem que a empresa transmite e o que ela realmente é. Por isso, a era digital também exige que as empresas entreguem seus valores ao seu cliente, e não apenas o produto.
Por isso, é fundamental que a empresa direcione o marketing digital, de modo que as ações sejam holísticas e compartilhadas para que todos possam ser responsabilizados pela entrega que é feita ao público. Da mesma maneira, é fundamental que a empresa consiga ter clareza sobre a imagem da sua marca e a valorização do seu produto.
Atendimento assertivo ao cliente em diversas vertentes
Visto que é fundamental que a empresa responda prontamente às reclamações dos clientes nas redes sociais; ao passo que também a empresa deve amparar todos os fluxos de vendas, realizando uma correta gestão do estoque, analisando a possibilidade de melhorar a sua logística, bem como criando um fluxo direcionado para o atendimento.
Sendo assim, técnicas como Smarketing, que é a união do atendimento com o marketing digital, tem ganhado cada vez mais força. Pois na era digital é fundamental que a empresa tenha uma visão holística e que todos os esforços sejam direcionados, de maneira que as estratégias sejam compartilhadas.
Questões, resultados e méritos compartilhados entre as equipes no empreendedorismo atual
Assim como os resultados e méritos devem ser divididos entre as equipes. Dessa maneira, a empresa criará um fluxo de melhoria contínua, amparando a sua entrada no mercado e o crescimento da marca de forma duradoura, estratégica e direcionada.
Portanto, a era digital é também a era das novas ideias, por isso, é um momento de fazer da inconstância do mercado uma oportunidade de atuação direcionada.