Grandes marcas foram excluídas do mercado por falta de atualização e de inovação, ainda que fossem líderes de seus respectivos segmentos, no empreendedorismo essa dinâmica ocorre diante da volatilidade da era digital.
A criatividade e a inovação são fatores inerentes à era digital e são de grande valia para que uma empresa consiga alcançar o seu público, se direcionando através de sua estratégia de gestão.
Empreendedorismo: atualização e inovação na era digital
No entanto, muitas marcas não se atualizaram e foram banidas do mercado, chegando à falência, ainda que fossem marcas muito conhecidas.
Certamente cada empresa tem a sua causa principal que a levou a não resistir ao mercado digital, entretanto, dentro de tantos fatores possíveis para que uma marca consolidada não sobreviva, está a falta de adaptabilidade da gestão às mudanças do mercado.
O comportamento de compra do cliente não é estático
O comportamento de compra do cliente não é estático e na era digital isso deve ser considerado dentro das estratégias empresariais. Assim sendo, a empresa deve valorizar o seu próprio produto através do direcionamento estratégico de suas ações, indo além do marketing digital.
O valor da marca e a gestão holística
O marketing digital é responsável, na atualidade, por valorizar a marca da empresa. Entretanto, esse trabalho não é feito somente por uma área, é necessário que a empresa tenha uma gestão holística. Visto que todos os fluxos impactam nas entregas que são feitas ao cliente no mercado atual.
Mudança intangível no comportamento do cliente
A empresa que não se adaptou a essa mudança intangível no comportamento do cliente, não conseguiu corresponder às novas necessidades que surgiram, de acordo com a evolução do mundo tecnológico. Por isso, fatores tecnológicos impactam diretamente nos resultados de uma empresa no mercado atual.
É necessário que uma empresa invista em sistemas integrados no empreendedorismo
Dessa forma, é necessário que uma empresa invista em sistemas integrados, verifique o que a sua concorrência entrega ao seu público-alvo, quais são as etapas do processo que podem ser eliminadas e como pode desburocratizar o seu atendimento, dentre outros fatores que impactam no resultado da empresa.
O diferencial competitivo de uma marca no mercado atual pode ser a resiliência
Visto que o cliente da era digital é ativo e mais exigente do que o cliente antes de toda essa dinâmica. Por isso, o diferencial competitivo de uma marca no mercado atual pode ser a resiliência e a gestão deve corroborar isso dentro da sua cultura e das suas decisões estratégicas para que a marca seja valorizada pelo mercado e pelo cliente, evitando ficar aquém do seu potencial na era digital.