É elevado o volume de entrantes no empreendedorismo para a atuação através de um e-commerce. Visto que a internet é um espaço amplo que permite a amplitude do canal de vendas; bem como, a comunicação direta entre o cliente e a marca.
Entretanto, a atuação e-commerce requer análises estratégicas desde a ideia inicial da empresa. Visto que, embora seja um amplo espaço, a internet também é um ambiente muito concorrido. Sendo assim, é necessário que a gestão da empresa seja feita considerando todas as necessidades implícitas à era digital. No entanto, nem todas elas são diretas.
Por isso, é necessário que o empreendedor faça algumas análises estratégicas para que possa corroborar as suas análises de gestão, direcionando o seu produto ou serviço de acordo com a percepção do mercado. Haja vista que o comportamento de compra do cliente não é estático e novos entrantes modificam os fluxos de oferta e demanda.
Dessa forma, para uma correta atuação por meio de um e-commerce, é necessário que o site da empresa seja desenvolvido de maneira responsiva; ao passo que também todos os fluxos sejam amparados para que não haja nenhum gargalo na jornada de compra do cliente.
Além disso, é necessário que a empresa faça uma gestão holística considerando o seu estoque e o prazo de entrega para que não crie um contrafluxo para a imagem da empresa, ao realizar uma venda de um produto do qual não possui em estoque, por exemplo. Portanto, todos os processos são importantes e estão interligados em uma empresa que atua na era digital. Sendo assim, o e-commerce pode ser uma grande oportunidade para o empreendedor. Porém, requer análises e acompanhamentos.
Por isso, pode ser viável que o empreendedor acompanhe estrategicamente um plano de ação que corrobore suas ações inbound marketing e direcione os pontos positivos da marca; ao passo que também permita que a empresa seja flexível para que possa lidar com os fatores externos não controláveis.
Sendo assim, as ações de marketing digital amparam o relacionamento da empresa com o cliente, juntamente com outras ações que amparam o seu fluxo de maneira direta e indireta. Dessa forma, o e-commerce pode ser um ponto de sucesso para uma empresa que atua na era digital, independentemente do seu porte ou segmento de atuação.