Aprender a identificar as emoções dos colaboradores no trabalho pode lhe ajudar a criar uma atmosfera mais positiva e acolhedora.
Afinal, aquela ideia de separar plenamente o pessoal do profissional já está mais do que ultrapassada. Somos seres inteiros e, portanto, as nossas emoções pessoais vão aparecer no trabalho – e vice-versa.
Do mesmo modo, o próprio trabalho pode ser a porta de entrada para gatilhos emocionais intensos e, dessa forma, é papel do gestor aprender a lidar com isso.
Sendo assim, acompanhe este conteúdo até o fim e saiba mais sobre o mesmo!
Existem diversos sinais que podem ser levados em conta na hora de identificar as emoções dos colaboradores no trabalho. Você precisa estar atento para reconhecer as mudanças de humor e de comportamento dos colaboradores, por exemplo. Abaixo damos exemplos que podem ajudar:
Saiba escutar ativamente os seus colaboradores. Entenda nas entrelinhas, podemos assim dizer. Em outras palavras, preste atenção em cada palavra usada durante a comunicação no trabalho.
Não fique pré-julgando, mas sim, absorva as informações trazidas pelo colaborador. Pode ser que ele esteja falando brevemente sobre angústias importantes, que merecem atenção.
Seu colaborador está com mudanças intensas no comportamento e, consequentemente, no rendimento? Fique atento!
Pode ser que haja alguma questão referente ao próprio trabalho, que tem feito com que ele se sinta muito angustiado. E assim, o rendimento mais baixo pode ser uma consequência de emoções mal-resolvidas.
Analise a linguagem corporal. A pessoa pode até tentar disfarçar (e conseguir em muitos casos), mas o nosso corpo pode denunciar algum desânimo, irritação, ansiedade ou medo, por exemplo.
Portanto, se você realmente quer identificar as emoções dos colaboradores no trabalho, analise a forma como estes estão gesticulando.
Outra forma de conseguir identificar as emoções dos colaboradores no trabalho é por meio do acolhimento. Se você se mostrar aberto para ouvir as angústias e os anseios dos seus liderados, eles podem lhe procurar para isso em algum momento.
Por isso, é fundamental demonstrar essa abertura. Afinal, dessa maneira o colaborador terá um escape e alguém de confiança para solicitar suporte quando necessário.
Você não precisa agir como um psicólogo na hora de identificar as emoções dos colaboradores no trabalho. Mas você pode dar um suporte emocional se for possível.
Escutar as angústias dos liderados e auxiliá-los na busca por soluções é uma atitude humana, acima de tudo. E se você realmente quer promover um ambiente de trabalho positivo e que priorize a saúde mental, cuide desse fator.
Dessa maneira você começará a construir uma cultura mais leve na sua empresa, e todo mundo será beneficiado com esse cuidado importante. Lembre-se, afinal, de que você também já teve angústias e anseios no mercado de trabalho, e que possivelmente outra pessoa ouviu você – ou você gostaria que tivesse ouvido.
Vamos construir empresas mais humanas?