A Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM) divulga nesta quinta-feira, dia 26 de outubro, o resultado do Vestibular de Medicina 2024, que visa o ingresso de novos alunos no 1º semestre letivo do próximo ano.
Desse modo, os candidatos que participaram do processo seletivo para o curso de Medicina poderão conferir a lista de classificados para as vagas a partir de hoje, por meio do site da Fundep, banca responsável por organizar a seleção.
A EMESCAM divulgou em 23 de outubro o resultado preliminar com somatório de pontos obtidos nas Provas Objetiva, Discursiva e de Redação. Os candidatos puderam interpor recursos até 24 de outubro. As respostas aos recursos estão previstas para essa quinta-feira (26).
1ª chamada e matrículas
Após a divulgação da classificação geral, a banca publicará a 1ª chamada para as matrículas e as orientações para o registro acadêmico. De acordo com o cronograma do Vestibular de Medicina 2024, os convocados em 1ª chamada deverão realizar as matrículas nos dias 27, 30 e 31 de outubro.
Para realizar o registro acadêmico, é necessário apresentar na Secretaria Acadêmica da EMESCAM todos os documentos listados no edital .
Entre os documentos, a EMESCAM solicita o Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente e o respectivo histórico escolar, além de documentos de identificação dos candidatos como RG e CPF.
Como foi o Vestibular de Medicina?
De acordo com o edital, a oferta total da EMESCAM através desse processo seletivo é de 100 (cem) vagas para o curso de Medicina (período integral). O curso conta com duração mínima de 12 semestres e é ministrado de forma presencial. A seleção visa o ingresso de novos alunos no 1º semestre de 2024.
Desse modo, puderam se inscrever para concorrer às vagas ofertadas somente estudantes que têm o ensino médio completo ou que concluirão essa etapa da educação básica ainda em 2023.
Processo de seleção: Provas
Para classificar os candidatos inscritos no Vestibular de Medicina 2024, a EMESCAM aplicou provas compostas a partir dos componentes curriculares do ensino médio.
Conforme definido previamente em edital, a aplicação das provas aconteceu em duas fases. A1ª fase foi aplicada no dia 7 de outubro, no período da tarde, das 14h às 18h (horário de Brasília). Já as provas da 2ª etapa aconteceram no dia 8 de outubro, no período das 9h as 13h.
Na 1ª fase os candidatos responderam a uma prova objetiva sobre assuntos das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Química, Física, Biologia e Atualidades. A 2ª etapa consistiu em uma prova composta por questões discursivas sobre as disciplinas de Química e Biologia. Além disso, a EMESCAM aplicou uma Prova de Redação em Língua Portuguesa.
A universidade liberou os gabaritos preliminares referentes às questões objetivas em 9 de outubro. Os interessados puderam interpor recursos. Confira aqui todos os documentos.
Sobre a EMESCAM
Fundada em Vitória, no Espírito Santo, há mais de 50 anos, a EMESCAM é uma instituição de ensino superior filantrópica. Atualmente, essa é a maior faculdade de saúde do Estado, formando profissionais de qualidade em diversos cursos de graduação da área da Saúde.
Além de ofertar o curso de Medicina, um dos mais disputados, a faculdade conta também com a oferta dos seguintes cursos: Enfermagem, Fisioterapia e Serviço Social.
Tradicionalmente, a EMESCAM realiza processos seletivos distintos para ingresso nesses cursos. Desse modo, há um processo exclusivo para o curso de Medicina e outro vestibular para os demais cursos de graduação. A faculdade oferta também cursos nos seus programas de pós-graduação.
Acesse o edital do Vestibular de Medicina para mais detalhes.
Leia também Inep divulga os locais de prova do Enem 2023 nesta terça-feira (24); saiba mais.