Nunca na história, tantas pessoas receberam um programa social fixo no Brasil. Quem deu essa informação foi o Ministério da Cidadania. De acordo com os números mais recentes apresentados pela pasta, pouco mais de 18,08 milhões de brasileiros estão dentro da folha de pagamentos do Auxílio Brasil neste mês de março.
O número é recorde quando se considera a trajetória de pagamentos do benefício e também do antigo Bolsa Família. Desde o início deste ano de 2022, pouco mais de 3,5 milhões de pessoas entraram na folha de liberações. Entre os meses de fevereiro e março, o aumento foi na casa dos 4 mil indivíduos.
O ritmo de crescimento do número de usuários do Auxílio Brasil, no entanto, segue em diminuição constante. De acordo com as informações oficiais, as novas entradas ficam menores com o passar dos meses. Veja no quadro abaixo.
- Entre dezembro 2021 e janeiro de 2022: + 3 milhões de pessoas
- janeiro de 2022 e fevereiro de 20222: + 500 mil pessoas
- fevereiro de 2022 e março de 2022? + 4 mil pessoas
O Governo Federal explica que a queda de ritmo acontece por uma diminuição na demanda pela entrada no benefício. Perguntados sobre a situação da fila de espera neste mês de março, membros do Ministério da Cidadania não deram uma explicação. Apenas se limitaram a dizer que o processo acontece como combinado.
As liberações do Auxílio Brasil deverão seguir por esta semana. De acordo com o calendário oficial de pagamentos, outros quatro grupos ainda deverão receber o benefício entre esta segunda-feira (28) e a quinta-feira (31). Todos poderão escolher entre movimentar a quantia de forma digital ou por saques nas agências.
Números totais são menores
Quando se considera apenas os números do Auxílio Brasil e do antigo Bolsa Família, o recorde no número de usuários é um fato. É o prisma que o Governo Federal decidiu se basear para divulgar os seus dados.
Entretanto, quando se considera o número de brasileiros atendidos por algum programa social, a situação muda de figura. Por essa lógica, a quantidade de pessoas que recebem algum dinheiro do Governo caiu ano após ano.
Pesa o fato de o Auxílio Emergencial ter diminuído de tamanho entre os anos de 2020 e de 2021 e depois ter chegado ao fim no último mês de outubro. Muitas das pessoas que recebiam algo naquele momento, não estão em nenhuma folha de pagamento agora.
O Auxílio Brasil
O Governo Federal começou os pagamentos do seu Auxílio Brasil ainda no final do último mês de novembro de 2021. Entretanto, naquele primeiro momento apenas as pessoas que estavam dentro do antigo Bolsa Família é que poderiam receber o saldo.
A realidade começou a mudar no início deste ano de 2022. Hoje, o Auxílio Brasil atende pouco mais de 18 milhões de brasileiros de todas as unidades da federação. O Governo ainda não crava se fará novas entradas este ano.
Em entrevista recente, o Ministro da Cidadania, João Roma, sinalizou a possibilidade de inserir mais gente no programa a cada mês. De acordo com ele, o objetivo é fazer com que a fila de espera permaneça zerada até o final deste ano.