A elaboração de um currículo é um fator importante para quem busca uma colocação profissional. Por isso, independentemente se está buscando trocar de emprego ou se recolocar no mercado, é fundamental que se atente a alguns pontos na construção do seu currículo.
Primeiramente, atente-se ao fato de que o seu currículo é uma vitrine que demonstra um pouco de sua trajetória profissional. Por isso, quanto mais informações assertivas e direcionadas, maiores são as chances de você ser chamado para uma entrevista de emprego.
Sendo assim, vamos passar algumas dicas para tirar os excessos de informações e deixar seu currículo mais atrativo para os selecionadores.
O excesso de dados pessoais é muito comum nos currículos que chegam diariamente às empresas, como o RG,CPF, nome dos pais etc.
No entanto, essas informações não são necessárias. Por isso, elabore seu currículo de forma sucinta, colocando os seus dados básicos, principalmente no que diz respeito ao contato e localização.
Além disso, caso você possua LinkedIn é importante colocar, pois, na atualidade é uma das melhores ferramentas para criar um Networking.
A sua área de atuação provavelmente constará no seu objetivo, a não ser em casos excepcionais em que há uma mudança de área profissional.
Todavia, para que você possa trocar de área é necessário que direcione o seu currículo e não coloque uma área aleatoriamente, sem que seja oriunda de sua vivência.
Sendo assim, informe um cargo desejado, como analista, gerente etc. Caso queira buscar por novos cargos na mesma área, coloque seu objetivo com foco na área.
Descreva a sua experiência profissional em uma ordem cronológica atual, ou seja, contando da experiência atual para a mais antiga.
No caso de formação acadêmica, descreva qual é a modalidade do curso, pois hoje em dia essa informação é importante. Bem como, informe se o curso já está concluído ou qual é a previsão.
Nas suas experiências profissionais, você deve colocar o nome da empresa, o período, a descrição das atividades. No entanto, essa descrição precisa ser sucinta, pois os detalhes ficam para a entrevista de emprego.
Além disso, cursos e outras atividades extras são relevantes. Por muitas vezes, a simplicidade é o melhor caminho na elaboração do currículo. Pois, o foco da informação é o que importa.
Esses excessos ocorrem em todos os níveis hierárquicos, por isso, é importante se atentar aos detalhes e direcionar a sua trajetória profissional de forma mais assertiva.