Quando você pensa no eletrodoméstico que mais consome energia, o que vem à sua mente? A máquina de lavar? A geladeira? Bem, apesar de esses eletrodomésticos também consumirem bastante energia, nem sempre eles são os maiores vilões na história de economia doméstica.
Isso porque muitos outros eletrodomésticos também podem causar prejuízos sem que nos demos conta disso. Portanto, preparamos este guia com algumas informações sobre esse assim. Assim você poderá conhecer outros casos que podem aumentar a conta de energia e, consequentemente, economizar mais no fim do mês. Acompanhe e saiba mais!
Nome do eletrodoméstico que mais consome energia é divulgado
Na realidade, não é apenas um eletrodoméstico que mais consome energia na nossa casa. Muitos outros podem causar prejuízos sem que nos demos conta com antecedência. No entanto, ainda assim o ar condicionado, por exemplo, é visto como um dos principais vilões e seu nome é sempre divulgado como um dos mais “consumidores” em casa.
A seguir, damos mais detalhes sobre ele e outros eletrodomésticos que merecem atenção:
1. Secadora de roupas
Você já reparou na quantidade de tempo que a secadora precisa para conseguir secar uma leva de roupa? Quando essas roupas são mais grossas, o tempo pode ser ainda maior, não é mesmo?
E o pior: dependendo da temperatura da secadora, a situação pode ser de um consumo cada vez maior. Isso porque para “aquecer” a roupa a máquina precisa de muita energia para conseguir garantir a temperatura elevada por muito tempo.
2. Aquecedores
E por falar em manter a temperatura elevada, o mesmo acontece com o uso de aquecedores. Agora, na época mais fria do ano, as pessoas têm usado muito os aquecedores para driblar o frio excessivo.
No entanto, igualmente ocorre com o consumo de energia feito pelo chuveiro elétrico, os aquecedores podem tornar a conta de luz muito mais alta. Além disso, nem todo mundo sabe, mas não podemos usar qualquer tipo de aquecedor em qualquer tomada. Afinal, é necessário que o eletrodoméstico tenha subsídios elétricos para garantir o seu funcionamento sem danificar a fiação da casa.
3. Ar condicionado
Por fim, temos o clássico ar condicionado, que apesar de ser muito confortável e garantir espaços mais frescos nos dias mais quentes, ele também pode ser um verdadeiro vilão e seu nome é divulgado como o eletrodoméstico que mais consome energia.
Entretanto, aqui vale um adendo bem importante: se você fizer as manutenções periódicas no seu ar condicionado e garantir que ele esteja sempre limpo e bem preservado, o consumo pode ser menor.
Em contrapartida, se ele tiver algum defeito e falhas no seu mecanismo, como, por exemplo, dificuldade para “desligar” quando o ambiente já atingiu a temperatura necessária, obviamente ele irá consumir muito mais energia.
Outro fator que pode impactar nisso é a qualidade do eletrodoméstico em si. Alguns equipamentos já são vendidos como muito mais econômicos que outros. Saiba encontrar boas oportunidades nesse sentido para driblar o consumo excessivo.
Boa sorte na hora de lidar com o eletrodoméstico que mais consome energia!