Em ano de eleições sempre temos uma divisão de personalidades. Em primeiro lugar, existem aqueles cidadãos que acordam cedo e vão votar assim que a seção eleitoral abre. Em contrapartida, outros preferem esperar as horas finais para a confirmação da escolha do candidato.
Além disso, tem muita gente esquecida, que não leva o título de eleitor na hora de se identificar para os mesários.
Mas e então, isso é realmente um problema? Será que ainda é possível votar nessa situação?
Saiba que sim, e nós vamos te passar todos os detalhes ao longo deste artigo.
Boa leitura!
A partir de agora faremos um compilado de tudo o que você precisa saber para votar nas Eleições Municipais de 2024 caso não apresente o título eleitoral.
Vamos lá! Antes de sair de casa e se apresentar na seção eleitoral, leve com você um documento oficial com foto, que esteja legível, para comprovar a sua identidade.
Na prática, as opções aceitas para votar são:
Ainda mais, também é possível comprovar a identidade pessoal com o e-Título, desde que tenha foto e cadastro das impressões digitais na Justiça Eleitoral. Em suma, o aplicativo funciona como uma via digital do título de eleitor.
Mas, se você tem o título eleitoral em versão física e faz questão de apresentá-lo na hora de votar, ainda assim é necessário apresentar um dos documentos descritos acima, já que, como se sabe, o título não tem foto da eleitora ou do eleitor.
Anote para não esquecer! O primeiro turno do pleito será no dia 6 de outubro. Já o segundo turno, que pode ocorrer nas cidades com mais de 200 mil habitantes para as eleições majoritárias (prefeito), está marcado para o dia 27 de outubro.
Aliás, o horário para votação nos dois turnos das eleições é das 8h às 17h (do horário de Brasília).
A saber, neste ano, serão realizadas em 5.569 municípios do Brasil eleições municipais, que ocorrem a cada quatro anos. Mais de 53 milhões de eleitoras e eleitores vão às urnas escolher representantes aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
Com informações do Tribunal Superior Eleitoral