Os efeitos do sedentarismo na saúde mental podem ser inúmeros. Muitos deles causam danos severos ao bem-estar do paciente e, por isso, ficar atento a esses problemas é crucial para evitá-los.
Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo com uma série de considerações sobre o assunto, a fim de ajudá-lo a refletir sobre esse tema importante. Acompanhe.
Efeitos do sedentarismo na saúde mental
Os efeitos do sedentarismo na saúde mental podem ser notados desde a primeira semana na qual paramos de praticar atividades físicas. Isso porque o nosso corpo precisa desses exercícios diariamente, e não apenas em momentos pontuais. Portanto, fique atento aos sinais de que está na hora de voltar à ativa:
1. Aumento do estresse
O aumento no estresse costuma ser um dos principais efeitos do sedentarismo na saúde mental. A pessoa pode se sentir mais irritada, além de ter mais dificuldades para se desconectar dos problemas cotidianos. É como se a mente ficasse sobrecarregada e sem experimentar sensações de bem-estar – afinal, os exercícios promovem essas sensações.
2. Problemas de autoestima
Os problemas de autoestima também podem aparecer na rotina de uma pessoa sedentária. Isso porque ela pode começar a se sentir mais desanimada, além de não ficar contente com o próprio corpo, por exemplo. Para além da aparência, a autoimagem de ser uma pessoa “preguiçosa” e que não pratica exercícios também pode impactar a maneira como o indivíduo se vê.
3. Falta de relaxamento
As atividades físicas ajudam o corpo e a mente a relaxarem depois de um dia cheio de desafios e tarefas. Quando essa prática está ausente, consequentemente a pessoa pode experimentar uma maior dificuldade para relaxar. Logo, o estresse, que mencionamos anteriormente, pode ser mais recorrente na rotina, prejudicando a qualidade de vida.
4. Dificuldade para dormir
As atividades físicas também nos ajudam a ter noites de sono mais adequadas e equilibradas. É como se gastássemos mais energia durante o dia e, por isso, o corpo tivesse mais facilidade para induzir o sono. Além de que os exercícios, como vimos, também promovem relaxamento e bem-estar, o que faz com que a ausência deles prejudique esse “prazer” sentido, o que deixa a pessoa mais tensa e com maior dificuldade para adormecer.
5. Alterações no humor
As alterações no humor também podem aparecer como um dos efeitos do sedentarismo na saúde mental. A pessoa pode ficar mais irritada e de mau humor com o passar do tempo. O estresse e a ansiedade se fazem presentes no cotidiano, e tudo isso pode impactar as relações, a rotina no trabalho, entre outras atividades.
Sendo assim, investir em uma rotina de exercícios é fundamental para, também, cuidar da saúde mental. Isto é, os exercícios não são bons só para o corpo físico, mas também para a mente e até para os nossos pensamentos sobre nós mesmos.
Portanto, considere construir um cotidiano que priorize a prática de atividades físicas, sempre respeitando os seus limites, e sempre combatendo o sedentarismo. Afinal, você merece esse autocuidado especial!