Efeitos da desidratação: O que acontece quando você não se hidrata?
Você sabe o que acontece quando você não se hidrata como deveria e seu corpo sofre os efeitos da desidratação? Sabia que a falta de água no organismo pode afetar, inclusive, a saúde dos seus olhos? Pois é!
Por conta desses fatores que é tão importante manter uma rotina de beber pelo menos dois litros de água por dia, todos os dias. Esta é a quantidade mínima de hidratação para garantir o bom funcionamento do seu organismo.
E para lhe deixar ainda mais por dentro do assunto, fizemos uma lista completa lhe mostrando o que acontece quando você deixa de beber água!
Efeitos da desidratação: Veja quais são!
Os efeitos da desidratação podem aparecer tanto no curto, quanto no médio e no longo prazo. Por isso é tão importante manter uma consistência no consumo de água. Caso contrário, você poderá:
1- Sofrer com irritação nos olhos
A água que bebemos é importante para manter a saúde de todo o nosso organismo. Isso inclui absolutamente todas as células e tecidos de nosso corpo!
Por isso, até mesmo os olhos podem sofrer com os efeitos da desidratação. Você pode sentir coceira, irritação e até mesmo sensação de ressecamento.
2- Ter a pele ressecada e até descamando
A pele ressecada também é um forte sinal de que você não está ingerindo líquidos de maneira suficiente.
O ressecamento pode até ser sutil, mas nem as tentativas com cremes hidratantes são capazes de suprir o problema.
3- Sofrer com dores de cabeça
Você sabia que o nosso cérebro é envolvido por um líquido, que o mantém sempre saudável? E ainda, que se você não bebe água suficientemente, pode acabar diminuindo o volume deste líquido?
Justamente este efeito pode desencadear as temidas dores de cabeça, que chegam a se assemelhar com enxaquecas. Porém, nem remédios, massagens ou outras medidas diminuem a dor, sendo assim, uma possível prova de que o seu corpo está suplicando por água.
4- Ter problemas nos rins, incluindo cálculos renais
Os nossos rins precisam de muita água para funcionarem corretamente e expulsarem diversas toxinas de nosso corpo. É onde há a formação de nossa urina, sendo que até a coloração da mesma é capaz de nos alertar sobre a desidratação (quanto mais transparente, mais hidratado estamos).
É importante ficar de olho pois um dos efeitos da desidratação é o aparecimento dos cálculos renais, que causam fortes dores e desconfortos intensos nas pessoas.
5- Viver com sensação de fadiga e cansaço
O corpo precisa de água para que todas as suas funções sejam desempenhadas de maneira equilibrada, saudável e sempre considerando a nossa melhor “performance”.
Porém, quando começa a faltar água no organismo, a tendência é que diversas funções acabem sendo negligenciadas. E tudo isso pode provocar uma sensação constante de cansaço e fadiga, que não é capaz de passar mesmo depois de você dormir bem.
Evite os efeitos da desidratação e tenha uma vida mais saudável
Agora que você já conheceu os efeitos da desidratação, é hora de pôr o consumo de água como meta no seu dia-a-dia. Não negligencie este cuidado importante com a sua saúde, e garanta uma vida mais longa e de qualidade!