Pandemia afeta 4 a cada 10 estudantes, afirma Banco Mundial

O Banco Mundial divulgou na última terça-feira, dia 19, dados de um levantamento sobre a situação das escolas em 194 países em meio à pandemia da covid-19. De acordo com o levantamento, o fechamento parcial ou total das escolas em decorrência da pandemia ainda afeta cerca de 720 milhões de estudantes em todo o mundo.

Desse modo, cerca de 41% dos jovens em idade escolar ainda estão sendo afetados com o fechamento das escolas. Os dados apontam que, dos 194 países, 72 ainda mantêm as escolas fechadas. Os outros 122 países já reabriram as unidades escolares. No entanto, as escolas seguem funcionando com restrições.

Havia uma forte tendência pela reabertura das escolas. Contudo, segundo o Banco Mundial, essa tendência se reverteu com a segunda onda de casos da covid-19, de modo que muitos países optaram por estender o período de férias “até que a nova onda seja administrável”, como foi o caso dos países da Europa.

Reabertura das escolas têm restrições na Europa e na Ásia Central

A Alemanha, por exemplo, decretou lockdown até 14 de fevereiro. Portanto, as escolas alemãs devem permanecer fechadas até essa data, funcionando apenas por meio de atividades remotas de ensino. Já no Reino Unido, as escolas seguem fechadas para todos os níveis de ensino. Poderão continuar frequentando as escolas de maneira presencial apenas os filhos de trabalhadores essenciais e os alunos em situação de vulnerabilidade.

Ainda de acordo com levantamento do Banco Mundial, a Europa e a Ásia Central são as regiões nas quais há maior número de países com escolas em funcionamento presencial. No entanto, 39 países reabriram as escolas com restrições e 11 mantiveram as escolas totalmente fechadas.

A entidade mostrou ainda que na região da América Latina, Caribe e América do Norte, 15 países seguem com as unidades de ensino fechadas e outros 27 estão com as escolas abertas, com restrições.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia ainda MEC abrirá 93 mil vagas para o Fies 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.