Dicas de Português: Período simples e composto

A Língua Portuguesa está sempre presente nas avaliações dos vestibulares de todo o Brasil, desse modo, na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem, a gramática do português é um dos assunto mais importante, assim como em provas de Concursos Públicos. Por esse motivo, deve estar presente nos seus estudos, assim apresentamos um ponto de partida: período simples e composto.

Para o estudo de gramática do português é indispensável que o estudante ou concurseiro saiba sobre a organização das frases e orações. Pois, a partir disso, estará pronto para os detalhes mais complexos da sintaxe da língua.

Nesse sentido, o estudo da sintaxe do período simples e da sintaxe do período composto permite ao estudante visitar outros assuntos como pontuação, crase, colocação pronominal etc.

O período consiste na organização da frase em uma ou mais orações, assim, a frase pode ser formada por período simples ou período composto. Saiba mais.

Sintaxe do período simples

O período simples é formado por apenas uma oração. Nesse sentido, é necessário entender que a oração é uma frase verbal na qual o enunciado tem sentido completo e possui um verbo ou locução verbal que estrutura os elementos nele presentes. A oração se divide em sujeito e predicado.

Nesse sentido, o período simples contém apenas um verbo. Como nos exemplos abaixo:

  • Pedro comprou todas as frutas.
  • Finalmente, a guerra acabou.

Sintaxe do período composto

O período composto, por sua vez, consiste no enunciado formado por duas ou mais orações. Desse modo, apresenta dois ou mais verbos (ou locuções verbais) em sua composição, como nos exemplos:

  • Mário ordenou que seu filho se retirasse da mesa.
  • Amélia levou flores e Ana escolheu os vinhos.
  • Quando você precisar sair, use a máscara.

A sintaxe do período composto é mais complexa, de modo que sua composição pode se dar por coordenação ou subordinação.

A coordenação acontece quando as orações são independentes sintaticamente e são ligadas por uma conjunção, cada uma delas tem sentido completo. Por exemplo: Beatriz deu um grito e seu pai se assustou.

Diferentemente, na subordinação, as orações são interdependentes sintaticamente, e não têm sentido completo quando separadas: Daniela não pôde esperar porque estava atrasada para o show.

Fique atento! As orações coordenadas e as orações subordinadas possuem diversas classificações próprias que devem ser estudadas com atenção.

Gostou deste texto? Então deixe seu comentário!

Veja questões de Concordância verbal e nominal aqui.
Dicas de semântica: como é cobrada a polissemia em Concursos Públicos.

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/saiba-como-estudar-portugues-para-concursos-publicos/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.