O Sesc – Serviço Social do Comércio no Estado faz saber aos interessados a abertura de edital de Processo Seletivo para a contratação de empregados no Estado de Piauí. O Sesc é uma instituição brasileira privada, mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, com atuação em todo âmbito nacional, voltada prioritariamente para o bem-estar social dos seus empregados e familiares, mas aberto à comunidade em geral. Atua nas áreas da Educação, Saúde, Lazer, Cultura e Assistência. O SESC Foi criado em 1946.
A expectativa é que em breve novas oportunidades sejam abertas em outros Estados. As vagas do SESC/PI são destinadas aos cargos de Auxiliar em Saúde Bucal, Professor I, Professor II, Técnico Administrativo – Recepção, Técnico Administrativo – Biblioteca, Analista Administrativo – Informática, Auxiliar em Saúde Bucal, Instrutor Esportivo, Analista Administrativo – Biblioteca, Analista Administrativo – Cultura, Odontólogo, Técnico Administrativo – Secretária, Auxiliar em Saúde Bucal, Auxiliar de Serviços Gerais, Técnico Administrativo – Camareira, Técnico Administrativo – Recepção, Instrutor Esportivo, Auxiliar de Limpeza, Auxiliar de Administrativo – Merendeira, Auxiliar de Limpeza, Auxiliar de Limpeza, Auxiliar de Administrativo – Merendeira, Auxiliar de Administrativo – Merendeira, Analista Administrativo – Tecnologia de informação, Analista Administrativo – Biblioteca, : Artífice de Manutenção, Vigia, Motorista, Professor I – Música, Técnico administrativo – Bedel, Analista Administrativo – Enfermagem. Os salários oferecidos oscilam entre R$ 996,00 e R$2.757,00.
Sobre os cargos do SESC 2018
Auxiliar em Saúde Bucal: Realizar limpeza, assepsia, desinfecção e esterilização do instrumental, equipamentos odontológicos e do ambiente de trabalho; Adotar e aplicar medidas de biossegurança no intuito de controlar possíveis infecções; Manipular materiais de uso odontológico; Processar filme radiográfico; Selecionar moldeiras e preparar modelos em gesso; Auxiliar e instrumentar os profissionais nas intervenções clínicas; Organizar e executar atividades de higiene bucal; Realizar o acolhimento do paciente nos serviços de saúde bucal; Registrar dados e informações relacionadas ao atendimento clínico odontológico; Desenvolver junto com o odontólogo ações de promoção em saúde bucal; Participar, conforme políticas do SESC, de projetos, cursos, eventos, convênios e programas de ensino e pesquisa;
Professor I: Ministrar aulas de Música, inclusive utilizando instrumentos musicais. Acompanhar e participar do Planejamento Pedagógico e da preparação do material necessário ao desenvolvimento da atividade; Participar de ações de capacitação; Participar da seleção de temas e projetos adequados aos objetivos pedagógicos, para serem trabalhados em sala de aula; Participar da avaliação dos vários processos de aprendizagem dos alunos, do seu desempenho com vistas à melhoria das ações pedagógicas; Dispor-se ao trabalho, participando e integrando aos demais profissionais da Unidade, com alunos e familiares; Produzir relatórios sobre o processo de aprendizagem que mostrem o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo dos alunos; Organizar e reger o Coral da Terceira idade; Disponibilidade para viajar a serviço; Demais atribuições correlatas.
Professor II: Ministrar aulas nos segmentos atendidos pelo Centro Educacional; Planejar aulas, providenciando ou solicitando a coordenação os recursos didáticos necessários; Organizar a dinâmica do processo pedagógico de acordo com as diretrizes da proposta do Sesc; Participar de reuniões promovidas pela coordenação, elaborando junto com a equipe, o planejamento; Organizar e controlar a frequência dos alunos, utilizando instrumentos que acompanhe o seu desempenho e assiduidade; Produzir relatórios sobre o processo de aprendizagem, que mostre o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo dos alunos; Documentar a prática pedagógica, através de registros de versos; Participar de ações de formações permanente, como elemento fundamental a seu aperfeiçoamento profissional. Demais atribuições correlatas.
Técnico Administrativo – Recepção: Prestar apoio técnico-administrativo em atividades relacionadas à organização, planejamento e execução de tarefas que envolvam função de suporte; Atender, orientar e executar procedimentos da Central de Atendimentos; Prestar informações via atendimento telefônico; Elaborar e conferir relatórios e documentos diversos; Participar, conforme a política do Sesc, de projetos, cursos, eventos, convênios e programas de ensino e pesquisa; Trabalhar segundo normas técnicas de segurança e qualidade; Executar tarefas pertinentes a área de atuação, utilizando-se de equipamentos e programas de informática; Zelar pelo material sob sua responsabilidade e pelo patrimônio da Unidade do Sesc; Executar outras atividades compatíveis com a natureza do cargo.
Técnico Administrativo – Biblioteca: Realizar empréstimos de livros na Biblioteca; Elaborar planilhas e mapas estatísticos; Desenvolver atividades de leitura com o público da Biblioteca; Organização do acervo da Biblioteca; Participar de formação continuada em serviço; Zelar pelas relações interpessoais de toda a comunidade escolar; Disponibilidade de viagens a serviço; Realização de projetos e acompanhamento de relatórios; Demais atribuições correlatas.
Os demais cargos poderão ser conferidos no edital.
Inscrição SESC 2018
As pessoas interessadas deverão entregar suas fichas de inscrição e demais documentos necessários dos dias 21 a 24 de maio 2018 das 09h às 11h e das 13h30min às 16h, em um dos endereços abaixo relacionados:
Teresina: na Adm. Regional, situada à Av. Campos Sales, nº 1111, Ed. Agostinho Pinto, Centro.
Parnaíba: no SESC Avenida, situado, à Av. Presidente Vagas, s/n, Centro.
Floriano: no SESC Floriano, Rua João Gonçalves Filho, S/N Bairro Tiberão.
Oeiras: No Hotel SESC, situado à Av. Transamazônica, nº 1600, Bairro Urbano.
Piracuruca: No Sesc Piracuruca, Rua Pref. Cicero Fortes de Cerqueira nº 08 Qd-06 Lote-24, Esplanada.
Acauã: No Sesc Acauã, Rua Antonio da Barra,001,Centro,Acauã
Guaribas: No Sesc Ler Guaribas, Rua Projetada, 001, Centro, Guaribas
Piripiri: No Sesc Piripiri, Rua Jeronimo Bezerra, S/N, Matadouro.
São João do Piauí: No Sesc São João, Rua Travessa Sto. Antonio, 749, Vermelho, S João do Piauí
São Raimundo Nonato: No Sesc Ler, Rua José Pereira Social das Santos, S/N- Bairro Aldeia.
As inscrições de Picos acontecerão dos dias 28 a 30 de maio de 2018 das 09h às 11h e das 13h30min às 16h.
Picos: No SENAC, Rua Marcos Parente, 570 – Centro, Picos.
No ato da inscrição o candidato deverá entregar os seguintes documentos: Ficha de Inscrição devidamente assinada (preenchida no site www.pi.sesc.com.br); Formulário de Declaração de Parentesco devidamente assinada. (preenchida no site); Declaração escrita se ocupante ou não de cargo, função ou emprego público, devidamente assinada. (preenchida no site); Currículo, com cursos, formações e experiências, devidamente DATADO, ASSINADO e COMPROVADO. (O candidato deverá anexar ao currículo cópia de todos os documentos, certificados de cursos, formações e experiências profissionais citados no currículo); Uma foto 3 x 4; Cópia da carteira de identidade e CPF, acompanhados dos originais para comprovação; Cópia da Carteira de Registro Profissional da Classe, nos casos solicitados; Certidão de Antecedentes Criminais, nos casos solicitados.
Será cobrado do candidato, a título de taxa de inscrição, 3 (três) latas de leite de 400g (cada) para os cargos de nível Superior, e 2 (duas) latas de leite de 400g(cada) para os cargos de nível Fundamental e Médio, que serão posteriormente doadas ao Projeto Mesa Brasil, e sob nenhuma hipótese, serão devolvidas ao candidato.
Etapas SESC 2018
O processo seletivo obedecerá às etapas eliminatórias e classificatórias, a saber:
1ª Etapa – Triagem e análise dos currículos: nível de escolaridade, cursos, experiências e os demais pré-requisitos da vaga de caráter eliminatório;
a) Após a verificação dos requisitos básicos para a vaga: comprovação da formação exigida; ausência de parentes até 3º grau; serão analisados os currículos dos candidatos inscritos, conforme critérios constantes do anexo I
b) O aproveitamento mínimo nesta 1ª fase, para que o candidato seja selecionado para a fase de avaliação escrita não poderá ser inferior a 5,0; podendo esse índice ser alterado mediante as necessidades do processo.
c) Cursos de atualização só serão aceitos e pontuados se tiverem a duração mínima de 10 horas/aulas e que a participação do candidato não seja de mais de 6 (seis) anos atrás.
d) Comprovações das experiências de trabalho apenas serão pontuadas se anexados cópia da Carteira de Trabalho ou de Declaração do Órgão ou Empresa feita através de papel timbrado, e assinada e carimbada pelo gestor.
2ª Etapa – Prova de Conhecimentos Específicos.
a) A prova será de caráter eliminatório e classificatório.
b) A prova de (Conhecimentos Específicos) conterá questões de múltipla escolha, conforme descrito abaixo e conteúdo programático (anexo II), tendo como escore máximo 10,0 pontos (0,5 ponto por questão), sendo classificado para a etapa seguinte o candidato que fizer o mínimo de 6,0 pontos, podendo esse índice ser alterado mediante as necessidades do processo.
3ª Etapa – Avaliação Técnica Individual – caráter classificatória, tendo como pontuação máxima 10,0 pontos.
a) Objetiva-se com essa etapa, o levantamento de informações que permitam a avaliação da adequação das competências técnicas e comportamentais às exigidas do cargo pleiteado.
b) A avaliação terá como foco principal, a verificação das competências técnicas e comportamentais do (a) candidato(a) que serão avaliadas por meio de questões práticas, estudos de casos e/ou vivencias profissionais que lhe serão apresentadas, de acordo com o conteúdo programático divulgado no anexo II, e analisadas, por uma banca examinadora composta por membros da comissão de recrutamento e seleção do SESC/PI e da Área Requisitante.
Conteúdo Programático SESC 2018
ANALISTA ADMINISTRATIVO – BIBLIOTECA: 1. Formação e desenvolvimento de coleções: políticas de seleção, aquisição e descarte; Avaliação de coleções. 2. Gestão de bibliotecas: planejamento, organização e administração de recursos (materiais, financeiros, informacionais e humanos); Marketing de serviços e produtos informacionais. 3. Representação descritiva da informação: princípios de Catalogação; AACR2; Catálogo: tipos e funções. 4. Representação temática da informação: conceitos de Indexação; Vocabulário controlado; Tesauros; Linguagens Documentárias: sistemas de classificação bibliográfica; Classificação Decimal de Dewey (CDD); Tabelas de notação de autor. 5. Normalização: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): NBR 6023 – Elaboração de Referências. NBR 6029 – Apresentação de livros e folhetos. NBR 14724 – Apresentação de trabalhos acadêmicos. 6. Serviço de referência: conceito, função e técnicas. 7. Atribuições do Bibliotecário de Referência. 8. Necessidades de informação. 9. Disseminação Seletiva da Informação (DSI). 10. Redes e sistemas de informação: Biblioteca digital, virtual e eletrônica. 11. Automação: avaliação de software gerenciador de serviços de unidades de informação. 12. Principais sistemas de automação nacionais e internacionais. 13. Profissional Bibliotecário: Lei nº 4.084 de 30 de junho de 1962 – Dispõe sobre a profissão do Bibliotecário e regula seu exercício. 14. Lei nº 9.674 de 26 de junho de 1998. 15. Resolução CRB nº 42 de 11 de janeiro de 2002 – Código de Ética do profissional Bibliotecário. 16. Lei nº 10.753 de 30 de outubro de 2003 – Política Nacional do Livro. 17. Lei nº 1.442 de 10 de agosto de 2006 – Plano Nacional do Livro e da Leitura. Legislação Sesc: Conhecimento específico sobre a Instituição (Sesc) Dec. 61.836/67.
ANALISTA ADMINISTRATIVO – CULTURA: 1. Principais movimentos Artísticos e suas influências no Brasil e no Mundo; 2. A cadeia produtiva cultural brasileira; 3. A produção cultural e suas interfaces; 4. A Formação e o perfil de um produtor Cultural; 5. As Políticas Culturais no Brasil; 6. Marketing cultural; 7. Manifestações culturais populares; 8. A Lei de Diretrizes e Bases de 1996 e o Ensino de Arte no Brasil; 9. A Semana de arte Moderna e seus principais representantes; 10. A Educação Corporal; 11. Gêneros teatrais; 12. História das Artes Cênicas (teatro, dança e circo) como expressão da cultura. Legislação Sesc: Conhecimento específico sobre a Instituição (Sesc) Dec. 61.836/67.
ANALISTA ADMINISTRATIVO – ENFERMAGEM: 1. Anatomia, fisiologia e fisiopatologia humana: Introdução à anatomia e fisiologia humana. Anatomia e fisiologia dos sistemas músculo esquelético, nervoso, circulatório, respiratório, gastrointestinal, urinário, endócrino, reprodutivo, cardíaco, renal e líquidos corporais. 2. Fundamentos de enfermagem: Definição de saúde e doença. Necessidades humanas básicas. Conceito e histórico da enfermagem. Ambiente e unidade do paciente. Enfermagem na higiene pessoal do paciente. Enfermagem nas medidas de segurança e conforto. Procedimentos de enfermagem: medição dos sinais vitais, peso, altura, tratamento de feridas, cuidados com sondas, aplicação de calor e frio, enfermagem na alimentação e hidratação do paciente hospitalizado. Enfermagem no transporte do paciente. Enfermagem na nutrição parenteral. 3. Ética em enfermagem: Ética aplicada à enfermagem. Lei do exercício profissional em enfermagem. Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. 4. Administração em enfermagem: Teorias de administração aplicadas à enfermagem, filosofia e estrutura organizacional. Metodologia de planejamento na enfermagem. Administração de recursos materiais na enfermagem. Administração de pessoal em enfermagem. Sistematização da Assistência de Enfermagem. Teorias de enfermagem. Etapas do processo de enfermagem: investigação, diagnóstico de enfermagem, planejamento, implementação da assistência de enfermagem e avaliação. 5. Enfermagem em saúde da mulher: Políticas públicas de atenção à saúde da mulher. Consultas de enfermagem à mulher. Câncer de mama e autoexame. Prevenção e controle do câncer cérvico-uterino. Patologias ginecológicas mais frequentes. Fisiologia do ciclo menstrual. Saúde da mulher e ISTs/HIV/AIDS. Climatério e terapia hormonal. Assistência direta de enfermagem no pré-natal: diagnóstico, consulta e procedimentos. Fatores de risco reprodutivos. Assistência de enfermagem no parto e puerpério. Complicações durante a gravidez, parto e puerpério. Assistência imediata ao recém-nascido. Aleitamento materno. 6. Enfermagem em Saúde Coletiva: Histórico da saúde pública no Brasil: organização dos serviços de saúde e políticas de saúde, com destaque para as ações de planejamento, educação em saúde e vigilância à saúde. Aspectos epidemiológicos e assistenciais à saúde da mulher, da criança, do escolar e do adolescente, do adulto e idoso, do trabalhador. Ações Assistenciais: consulta de enfermagem, atendimento de enfermagem, visita domiciliar. Ações Administrativas: planejamento e organização do serviço de enfermagem, treinamento em serviço, reciclagem e supervisão. Educação em saúde: concepção de educação, estratégias de desenvolvimento. Vigilância à saúde: epidemiológica, sanitária. Programa Nacional de Imunizações. Planejamento e avaliação local de saúde: finalidade, metodologia; técnicas de planejamento; programação em saúde; avaliação de programas de saúde. 7. Suporte Básico de Vida: Fisiologia do Sistema Cardiovascular e respiratório. Diagnóstico de PCR. Corrente da sobrevivência. Algoritmo da PCR. Manobras de desobstrução das vias aéreas em adultos e crianças. Assistência de Enfermagem após reversão da PCR. Estabilização. 8. Segurança do paciente e do ambiente: Prevenção e controle de infecção no ambiente de saúde. As bases do controle de infecção hospitalar. Conceitos de colonização, contaminação, infecção e doença. Conceito de infecção comunitária e infecção hospitalar. Precauções e isolamento. Higienização de mãos. Uso de equipamentos de proteção individual. Limpeza hospitalar e gerenciamento de resíduos. Lavanderia hospitalar. Vigilância epidemiológica das infecções hospitalares. Investigação de surtos de infecção hospitalar. Doenças infectocontagiosas.
ANALISTA ADMINISTRATIVO – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: 1. Conceitos e fundamentos de hardware e software; 2. Conceitos de Internet e Intranet; 3. Conceitos de redes de computadores: Meios de transmissão, classificação, topologia de redes, redes de longa distância, redes locais; 4. Noções configuração, administração e gerenciamento de serviços de compartilhamento de arquivos e impressoras; 5. Cabeamento de Redes de Computadores: Normas para cabeamento estruturado, cabeamento UTP, tomadas e conectores, patch panel, noções de cabeamento óptico. 6. Protocolo TCP/IP e suas Camadas; 7. Protocolos: DHCP, DNS, FTP, HTTP, SMTP, IMAP, POP, TCP, UPD, SSH, IPV4, IPV6, ICMP; 8. Elementos de interconexão de redes de computadores (repetidores, switches, roteadores). 9. Redes Wireless: fundamentos de rede sem fio, padrões de rede wireless, antenas e classificações, tecnologia wifi. 10. Princípios da segurança da Informação, criptografia, conceitos em VPN; 11. Vírus: caraterísticas, métodos de combate e nomenclaturas; 12. Sistemas operacionais Microsoft: Windows 7 e 10 32/64 Bits, Windows Server 2008 e Superiores, Windows Mobile; 13. 40 Linux: comando essenciais, FHS, editores de texto, gerenciamento de pacotes em alto nível, instalação de programas com DPKG e RPM, gerenciamento de processos, compactadores, shell script, administração de usuários; 14. Noções de gerenciamento avançado em redes: Firewall iptables, servidor DHCP, DNS, Apache, Squid. Legislação Sesc: Conhecimento específico sobre a Instituição (Sesc) Dec. 61.836/67.
ARTÍFICE DE MANUTENÇÃO: Língua Portuguesa: 1. Leitura, compreensão e Interpretação de texto. 2. Ortografia; 3. Pontuação; 4. Acentuação Gráfica; 5. Crase; 6. Morfologia: estrutura, formação e classes de palavras. Matemática: 1. Conjunto numérico; 2. Problemas matemáticos; 3. Números inteiros, racionais e reais; 4. Operação no conjunto dos números inteiros e racionais: adição, subtração, multiplicação e divisão. 5. Múltiplos e divisores de um número inteiro. 6.Máximo Divisor Comum (MDC) e Mínimo Múltiplo Comum (MMC) de um número natural; 7. Regras de três simples; 8. Porcentagens. Legislação Sesc: Conhecimento específico sobre a Instituição (Sesc) Dec. 61.836/67
AUXILIAR ADMINISTRATIVO – MERENDEIRA: Língua Portuguesa: 1. Leitura, compreensão e Interpretação de texto. 2. Ortografia; 3. Pontuação; 4. Acentuação Gráfica; 5. Crase; 6. Morfologia: estrutura, formação e classes de palavras. Matemática: 1. Conjunto numérico; 2. Problemas matemáticos; 3. Números inteiros, racionais e reais; 4. Operação no conjunto dos números inteiros e racionais: adição, subtração, multiplicação e divisão. 5. Múltiplos e divisores de um número inteiro. 6.Máximo Divisor Comum (MDC) e Mínimo Múltiplo Comum (MMC) de um número natural; 7. Regras de três simples; 8. Porcentagens. Legislação Sesc: Conhecimento específico sobre a Instituição (Sesc) Dec. 61.836/67
AUXILIAR EM SAUDE BUCAL: Política Nacional de Saúde: 1. Evolução das políticas de saúde no Brasil. 2. Sistema Único de Saúde-SUS: conceitos, fundamentação legal, princípios, diretrizes e articulação com serviços de saúde. 3. Participação popular e controle social. 4. A organização social e comunitária. 5. O Conselho de Saúde. Conhecimentos Específicos: 1. Desinfecção e Noções de assepsia. 2. Esterilização. 3. Instrumental dentário. 4. Noções básicas da função. 5. Odontologia Social – atendente de consultório dentário: histórico, legislação e papel do ASB; 6. Normas de Biossegurança – lavagem, acondicionamento e manutenção dos equipamentos odontológicos, esterilização e desinfecção de instrumentais e moldagens. 7. Atendimento junto à cadeira odontológica – rotina de consulta, instrumentação, manipulação de materiais e revelação de radiografias. 8. Programas de prevenção de cáries. 9. Noções de vigilância à saúde. 10. Doenças infecciosas de interesse do ASB; 11. Noções de Primeiros socorros em Odontologia. Legislação Sesc: Conhecimento específico sobre a Instituição (Sesc) Dec. 61.836/67.
Os demais cargos poderão ser conferidos no edital.
Informações do concurso
- Concurso: Serviço Social do Comércio no Estado do Piauí
- Banca organizadora: Sesc
- Escolaridade: médio e superior
- Remuneração: até R$ 2.757,00
- Inscrições: entre 21 e 24 de maio
- Situação: PUBLICADO