A Secretaria da Fazenda do Paraná (Sefaz-PR) anuncia mais uma data para liberação do edital Sefaz PR. Esse é um dos concursos mais esperados pelos concurseiros, já que o órgão tem mais de 800 cargos vagos.
As novas informações foram reveladas no último dia 13 de outubro, após uma reunião entre o secretário de Estado da Fazenda, Renê Garcia Júnior, e o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).
De acordo com informações, as comissões organizadoras teriam finalizado os estudos sobre o certame. Entretanto, seria necessário uma avaliação orçamentária.
É importante mencionar que somente com as autorizações da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência do Paraná e da Procuradoria Geral do Estado, o edital de fato poderia ser publicado.
Houve a promessa da liberação do edital para 2021, porém, como não houve o aval dos órgãos, a seleção não prosseguiu.
Desse modo, a reunião do dia 13 deixou claro que os estudos para o novo concurso público do órgão ficaria para 2023. As oportunidades são para agente fazendário e auditor fiscal.
Cargos vagos
Segundo apurações, a Sefaz do Paraná já conta com mais de 800 vagas. Os estudos foram de 2020. Somente para o cargo de auditor são mais de 700. Já para agente fazendário são cerca de 100 vagas.
Em 2021, o secretário Renê Garcia falou sobre a necessidade de compor o quadro de funcionários e realização do certame. “A Secretaria da Fazenda do Paraná, a exemplo de outras no Brasil, apresenta uma deficiência enorme de pessoal. As pessoas foram envelhecendo, saindo e não foram substituídas. Há uma perda de quadros profissionais, de gente qualificada e a memória vai se perdendo”.
O certame teria previsão para este ano, de acordo o secretário. “(Cerca de) 45% dos profissionais, seja auditor ou analista fazendário, podem se aposentar. Então, nós teremos a necessidade de fazer um novo concurso. Ainda não sabemos o montante, se será para 100 pessoas, 60, 80, ou então um concurso que entrem em partes”.
Quando aconteceu o último edital Sefaz PR?
O último edital Sefaz PR aconteceu em 2012. Na ocasião, foram oferecidas 100 vagas para auditor. A COPS/UEL foi a banca responsável por comandar o certame.
Em 2012, os ganhos iniciais eram de R$11.046,64, para uma jornada de 40 horas.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e de títulos, que ocorreram nas cidades de Cascavel, Curitiba, Londrina e Maringá, no Paraná. Os interessados precisariam ter nível superior completo para candidatar às vagas.
Ao todo foram duas provas objetivas, uma de 70 e outra de 50 questões.
- Tecnologia da Informação
50 questões, sendo 40 de Língua Portuguesa e dez de Língua Inglesa;
- Conhecimentos Gerais
20 questões, sendo oito de Língua Portuguesa e 12 de Matemática, Estatística e Lógica;
- Direito
40 questões abrangendo Direito Constitucional, Tributário, Administrativo, Privado, Penal e Legislação Tributária do Estado do Paraná; e
- Contabilidade e Auditoria
50 questões sobre conteúdos programáticos dessas disciplinas.
Para aprovação, os candidatos precisariam acertar o percentual mínimo de 50% das questões, segundo o edital Sefaz PR.