O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas faz saber aos interessados a abertura de novo edital para preenchimento de vagas no cargo de Técnico Júnior. De acordo com o documento publicado, as contratações serão feitas sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), por prazo indeterminado.
O salário do Técnico será de R$ 5.749,76 (Cinco mil, setecentos e quarenta e nove reais e setenta e seis centavos). A jornada de trabalho dos profissionais será de 40 (quarenta) horas semanais.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada sem fins lucrativos. É um agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, criado para dar apoio aos pequenos negócios de todo o país. Desde 1972, trabalha para estimular o empreendedorismo e possibilitar a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos de micro e pequeno porte.
Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional. Onde tem Brasil, tem Sebrae. Além da sede nacional, em Brasília, a instituição conta com pontos de atendimento nas 27 unidades da Federação.
O Sebrae é responsável pelo direcionamento estratégico do sistema, definindo diretrizes e prioridades de atuação. As unidades estaduais desenvolvem ações de acordo com a realidade regional e as diretrizes nacionais. Em todo o país, mais de 5 mil colaboradores diretos e cerca de 8 mil consultores e instrutores credenciados trabalham para transmitir conhecimento para quem tem ou deseja abrir um negócio.
O Sebrae é agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, mas não é uma instituição financeira, por isso não empresta dinheiro. Articula (junto aos bancos, cooperativas de crédito e instituições de microcrédito) a criação de produtos financeiros adequados às necessidades do segmento. Também orienta os empreendedores para que o acesso ao crédito seja, de fato, um instrumento de melhoria do negócio.
O Sebrae realiza processo seletivo visando a transparência de suas contratações e registra que não tem o dever de realizar concurso público para o ingresso em seu quadro de pessoal, conforme previsto na Constituição Federal, não acarretando, portanto, qualquer tipo de estabilidade. De acordo com o edital, as oportunidades são destinadas a cidade de Cachoeira do Sul (RS). A expectativa é que mais oportunidades sejam abertas para outras localidades do país.
Sobre o cargo
O Técnico Júnior deverá prestar atendimento aos candidatos a empresários e empresários de pequenos negócios; realizar assessorias, diagnóstico e palestras; articular com parceiros e encaminhar internamente demandas de atendimentos, assessorias, cursos, seminários, missões empresariais, rodadas de negócios, oficinas de acordo com a necessidade dos clientes locais; prospectar clientes para as soluções SEBRAE; planejar, organizar e realizar eventos; participar de eventos como representante do SEBRAE.
O cargo exige Bacharelado completo em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas ou Engenharias.
Etapas e Inscrição
O certame será composto por:
a) 1ª Etapa: Inscrição;
b) 2ª Etapa: Análise Curricular;
c) 3ª Etapa: Avaliação de Conhecimentos; e
d) 4ª Etapa: Avaliação por Competências.
A inscrição deverá ser realizada até as 12 horas do dia 20 de março de 2019, pelos sites www.objetivas.com.br ou www.sebrae-rs.com.br/trabalheconosco, seguindo as orientações das páginas.
Os candidatos que tiverem a inscrição deferida serão convocados para a Avaliação de Conhecimentos, etapa eliminatória, a qual será realizada na cidade de PORTO ALEGRE conforme Cronograma de Execução, Anexo II_deste comunicado, em local e horário a serem informados posteriormente por meio de comunicado,
A Avaliação de Conhecimentos constará de 30 (trinta) questões objetivas, cada uma com 04 (quatro) alternativas, sendo apenas 01 (uma) resposta correta, contando com a seguinte composição, cujos programas e/ou referências bibliográficas constam no Anexo I do presente comunicado:
a) 10 (dez) questões de PORTUGUÊS, cada questão valendo 3,3 pontos;
b) 10 (dez) questões de CONHECIMENTOS GERAIS, cada questão valendo 2,0 pontos;
c) 10 (dez) questões de CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS, cada questão valendo 4,7 pontos;
Serão considerados aprovados nesta etapa os candidatos que obtiverem 60 (sessenta) pontos ou mais na nota final da Avaliação de Conhecimentos.
Conteúdo Programático
PORTUGUÊS: Compreensão e interpretação de textos. Redação e reescrita de frases. Linguagem figurada. Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Conjugação verbal e vozes verbais. Concordância verbal e nominal. Emprego de pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos e relativos. Crase. Compreensão e interpretação de textos para avaliar o candidato em termos de raciocínio lógico, conexões, analogias e sínteses.
CONHECIMENTOS GERAIS: Raciocínio Lógico: Análise combinatória. Conjuntos. Razão e proporção. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Princípios de contagem. Noções de estatística e probabilidade. Raciocínio lógico matemático. Raciocínio lógico quantitativo. Raciocínio lógico numérico. Raciocínio lógico analítico. Raciocínio lógico crítico. Atualidades: Informações sobre temas da atualidade nas áreas de cidadania, educação, cultura, economia, saúde, meio ambiente, consciência ecológica e sustentabilidade.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Legislação referente ao Simples Nacional. Gestão de micro e pequenas empresas. Métodos e técnicas de planejamento. Criação e formalização de um negócio. Temas básicos de gestão de negócios: diagnóstico das necessidades do cliente, finanças, mercado, pessoas. Técnicas de atendimento visando à satisfação do cliente. Fundamentos de Inovação. Indicadores de desempenho. Fundamentos do modelo de gestão de projetos.