Guarda de Manaus sai em breve, veja o que deve cair na prova

Edital da Guarda de Manaus sai em breve, veja o que deve cair na prova

Confira mais informações sobre este concurso que teve o último certame realizado em 2012

Como o concurso da Guarda de Manaus sai em breve, é importante que você saiba o que deve cair na prova, para se preparar para o grande dia.

O prefeito da cidade fez um anúncio recente, onde diz que o edital do certame deve ser publicado em breve. Portanto, o que deixou muitos candidatos atentos às novidades.

Para quem deseja conquistar uma das vagas, saber o que está por vir nas provas pode ser uma boa maneira de garantir estudos mais assertivos e com maior agilidade.

Então, se você deseja saber o que deve cair nesse concurso, não deixe de ler até o final para ficar bem informado sobre esse assunto.

Status do concurso Guarda de Manaus

O certame para Guarda de Manaus AM já está confirmado pelo prefeito. Então, segundo ele, a publicação do edital está prestes a acontecer.

Em um anúncio recente, o prefeito David Almeida garantiu que o edital deve sair ainda no primeiro semestre deste ano, ou seja, até junho de 2023.

O anúncio se deu na última segunda, dia 6 de fevereiro, durante a cerimônia que marcou o começo dos trabalhos do poder legislativo da cidade. Na ocasião, que aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, David Almeida leu a mensagem anual do plano de metas para 2023.

A publicação do edital do concurso está entre as ações feitas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Pública e Social, a Semeg.

Data para o lançamento do edital

Apesar de afirmar que a publicação do edital será feita ainda no primeiro semestre de 2023, o prefeito não estipulou uma data específica para que isso ocorra.

A primeira previsão de lançamento era para 2021, mas por conta de atrasos, não acabou acontecendo. Enquanto, em 2022, a prefeitura confirmou que o concurso ainda estava entre as metas de governo para o ano, mas também não aconteceu.

Agora, pelo que diz o prefeito da cidade, a publicação é iminente. Além disso, existe uma expectativa de que sejam disponibilizadas cerca de 200 vagas ainda para o ano de 2023.

Essa quantidade de novas contratações é considerada um avanço para essa categoria, já que a Guarda de Manaus não realiza contratações desde meados de 2012.

O que é preciso para ser candidato?

O cargo de Guarda Municipal em Manaus é de nível médio, ou seja, para prestar concurso, o candidato deve obter o diploma deste nível de escolaridade, sem a necessidade de formação superior.

Já quando falamos em altura mínima, os parâmetros estão em 1,65m para os candidatos do sexo masculino e 1,60m para os candidatos do sexo feminino.

Tirando essas regras, não há mais nada estabelecido como pré-requisito para participar do concurso da Guarda Municipal.

Último concurso Guarda de Manaus

Como já vimos, a administração não faz novas contratações há mais de 10 anos, pois o último edital foi publicado em 2012. Nessa ocasião foram disponibilizadas cerca de 293 vagas mais a formação de cadastro reserva para o cargo.

As vagas eram de nível médio. Enquanto, a estatura mínima para participar da seleção também foi de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.

A remuneração inicial era no valor de R$900 por mês. Além disso, também estavam disponíveis, benefícios e vale-transporte.

Ademais, a banca organizadora contratada foi a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt, a Funcab.

A aplicação do certame foi feita em quatro fases, sendo elas prova objetiva, avaliação médica, exame psicológico e teste de aptidão física, o TAF.

Provas da última edição da Guarda Manaus

Como já vimos, a última edição do concurso da Guarda Manaus, foi organizada e aplicada pela Funcab foi dividida em quatro etapas.

A primeira fase, foi a prova objetiva, que contava com 60 questões. A divisão foi feita da seguinte forma:

  • 20 questões de Língua Portuguesa;
  • 20 questões de Matemática;
  • 20 questões de Atualidades.

Para passar, os candidatos precisavam alcançar pelo menos 6 pontos na prova. Quem obteve a pontuação mínima passava para a próxima fase, ou seja, o TAF.

Em seguida, quem conseguiu uma boa pontuação em todas as fases, foi convocado durante todo o tempo de validade do certame, que foi de 2 anos, com possibilidade de prorrogação para 4 anos

Agora, fique de olho nas próximas notícias sobre o concurso Guarda de Manaus. Sendo assim, não perca a publicação do certame, faça sua inscrição dentro do prazo, se prepare nos estudos e boa sorte.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?