Edital CONPORTOS 2018 recebe inscrições para 200 vagas de nível médio até hoje, 30! - Notícias Concursos

Edital CONPORTOS 2018 recebe inscrições para 200 vagas de nível médio até hoje, 30!

Edital foi publicado no Diário Oficial; Inscrições poderão ser feitas até quinta-feira, 30 de agosto

receO Presidente da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis faz saber aos interessados a abertura de novo edital (Edital CONPORTOS 2018) para o Curso Especial de Supervisor de Segurança Portuária (CESSP). O documento,  publicado no Diário Oficial da União, informa que serão aceitos candidatos até quinta-feira, 30 de agosto.

Serão disponibilizadas 200 (duzentas) vagas, em 04 (quatro) turmas, “A”, “B”, “C” e “D”, de 50 (cinquenta) alunos cada, conforme edital, distribuídas entre as instalações portuárias sediadas no território nacional. As inscrições serão feitas no site da Polícia Federal.

A CONPORTOS, criada em 1995, tem por objetivo elaborar e implementar o sistema de prevenção e repressão a atos ilícitos nos Portos, Terminais e Vias navegáveis. A Comissão é composta pelo Ministério Extraordinário da Segurança Pública, Ministério da Defesa, representado pelo Comando da Marinha, Ministério da Fazenda, Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. As atividades da Presidência e Secretaria-Executiva da CONPORTOS – Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis – são exercidas pela Polícia Federal.

Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre os dias 08 e 30 de agosto de 2018, pela internet, no site oficial www.pf.gov.br/servicos-pf/segurancaportuaria/curso-cessp-18a-edicao.

Veja também: EDITAL do SESC 2018 abre inscrições para nível médio com salários de até R$2.500,00!

O Edital CONPORTOS 2018

Para concorrer a uma das vagas, o candidato deverá: a) ser brasileiro nato ou naturalizado e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos da Constituição Federal; b) ter vínculo empregatício direto com a instalação portuária que o indicar; c) ter concluído o Ensino Médio (antigo 2º. Grau); d) ter experiência mínima de 02 (dois) anos em segurança de instalação portuária; e) Fica dispensado da comprovação de experiência em segurança de instalação portuária os candidatos com experiência mínima de 05 (cinco) anos no serviço público: nas carreiras da área de segurança pública que exigem nível superior para ingresso; no oficialato das Forças Armadas brasileiras; e o indicado para ocupar cargo ou emprego comissionado, de livre nomeação, desde que comprovada a experiência mínima de 05 (cinco) anos na área de segurança pública.

A seleção dos inscritos será realizada pela Secretaria Executiva da CONPORTOS, observado o número de vagas disponíveis, o atendimento aos requisitos básicos e a apresentação da documentação constante no edital.

A CONPORTOS divulgará a relação nominal dos participantes do Curso, em cada uma das turmas, “A”, “B”, “C” e “D”, no endereço eletrônico citado até o dia 03 de setembro de 2018.

O curso terá carga horária de 40 (quarenta horas) e se realizará em quatro turmas, Turmas “A” e “B” de 10 a 14 de setembro de 2018 e Turmas “C” e “D” de 17 a 21 de setembro de 2018, em Santos-SP, em local a ser definido oportunamente, com ampla divulgação, inclusive no site eletrônico de inscrição. Somente será certificado o participante que obtiver aproveitamento igual ou superior a 70% (setenta por cento) do total em cada prova aplicada e tiver frequentado 100% (cem por cento) do total da carga horária.

Sobre

A CONPORTOS – Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis – foi criada pelo Decreto 1.507 de 30 de maio 1995, alterado pelo Decreto nº 1.972 de 30 de julho de 1996, tem as seguintes competências:

  • Baixar norma, em nível nacional, sobre segurança pública nos portos, terminais e vias navegáveis;
  • Elaborar projetos específicos de segurança pública nos portos, terminais e vias navegáveis e, por via diplomática, buscar junto à Organização Marítima Internacional (IMO) assistência técnica e financeira de países doadores e instituições financeira internacionais;
  • Apresentar sugestões às autoridades competentes para o aperfeiçoamento da legislação  pertinentes, inclusive consolidação de leis e regulamentos;
  • Analisar programas de aperfeiçoamento das atividades de segurança pública nos portos, terminais e vias navegáveis;
  • Manter acompanhamento estatístico dos ilícitos penais ocorridos nos portos, terminais e vias navegáveis e dos resultados das investigações e das punições aplicadas;
  • Encaminhar aos órgãos competentes avaliações periódicas sobre as necessidades relativas à segurança pública nos portos, terminais e vias navegáveis;
  • Criar e instalar Comissões Estaduais de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis, fixando-lhes as atribuições;
  • Analisar e aprovar planos de segurança elaborados pelas Cesportos;
  • Orientar as Comissões Estaduais, no que for cabível.

Edital CONPORTOS 2018

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?