Economia

Economizar dinheiro: veja os 4 erros mais comuns

Você sabe quais são os erros mais comuns de quem tenta economizar dinheiro? Saiba de uma vez por todas e se livre da dificuldade financeira.

Pode até parecer uma tarefa difícil economizar dinheiro, mas para além do planejamento financeiro, é preciso agir diferente da maioria. Pensando nisso, nós trouxemos algumas atitudes que você não deve repetir.

1. Adiar o momento de economizar dinheiro

Você já reparou que a maioria das pessoas busca sempre uma desculpa ou adia o mês de economia? Pois é. Esse também pode ser o seu caso.

Isso acontece, porque é muito mais fácil dizer que vai economizar no mês que vem, quando o salário aumentar, quando for pago o 13º salário ou quando a correria passar.

Sempre economizar dinheiro fica para depois, o que é um grande problema. Economize hoje e não amanhã. Claro que com o 13º você poderá economizar um valor maior, mesmo assim economize o máximo com outros ganhos que você tiver até lá.

Adiar o dia de economizar o seu dinheiro só te fará não poupar.

2. Economizar dinheiro sem uma meta

Esse erro é muito comum e faz parecer o economizar dinheiro apenas algo sem propósito, o que dificulta ainda mais o processo de economia. Por isso, prefira colocar uma meta quando começar a economizar.

Por exemplo, até o mês tal, do ano tal, terei pelo menos dinheiro x guardado, para meta y.

A meta pode ser dar entrada em um carro, uma casa ou até fazer aquela sua viagem dos sonhos. As possibilidades de economizar dinheiro para metas são muitas.

Mesmo assim, é importante lembrar que para além da sua meta, é preciso ter valores para imprevistos.

3. Pegar dinheiro “emprestado” das economias e não devolver

Essa é muito comum principalmente para pessoas que guardam o dinheiro em poupança. Um hábito comum sempre que aparecer um gasto a mais recorrer ao dinheiro que já economizou com justificativa que irá pegá-lo “emprestado” só aquele mês e depois irá devolver.

Na realidade, a tendência é que a exceção vire uma prática e você sempre utilize o dinheiro guardado. Fuja desta armadilha!

Não pegue o seu dinheiro guardado, a menos que um grande imprevisto tenha acontecido. E pagar contas comuns não é um imprevisto. Por isso, se programe!

4. Cortar todos os gastos de uma vez

Na vontade de economizar dinheiro, muitas pessoas começam a cortar todas as opções de lazer e gastos extras de uma vez. Isso não é o ideal.

Fazendo isso, a tendência é que economizar dinheiro se torne algo difícil para você e logo passará pela sua cabeça desistir da ideia. Tente cortar os exageros primeiro e aos poucos ir reduzindo outros gastos.

Vale também o bom senso de colocar na balança qual gasto pode continuarem sendo feitos com responsabilidade e mesmo assim ainda será possível economizar.

Gostou das nossas dicas? O nosso artigo “Confira 4 dicas INFALÍVEIS para economizar” também pode te ajudar nesta jornada.