A condução lenta pode ser uma maneira útil de economizar combustível? A maioria das pessoas no Brasil é assombrada por essa pergunta que permanece em suas mentes. Afinal, qualquer estratégia que economize mais dinheiro vale a pena, considerando os preços do gás natural e do etanol.
Então, nesta segunda-feira (04) vamos ver qual velocidade é a mais eficiente em termos de economizar combustível ao dirigir. Afinal, o Notícias Concursos não poderia te deixar de fora.
Primeiro, você precisa saber que andar mais rápido geralmente requer mais combustível, e não o contrário, como muitas pessoas pensam. Obviamente, quanto mais energia um motor precisar, mais ele dependerá de diesel, combustível ou fluidos alternativos. Portanto, encontrar uma velocidade que economize combustível é muito difícil.
Infelizmente, não existe uma taxa universalmente aceita que justifique o uso de menos combustível, seja álcool, etanol ou gasolina. Isso ocorre porque cada tipo de veículo tem potência e motor diferente dos demais, dificultando tirar conclusões sobre velocidades específicas que economizam combustível.
Por exemplo: um supercarro pode andar mais rápido sem gastar mais combustível do que um popular carro 1.0 flex. Porém, precisamos ter os pés no chão, considerando a realidade da grande maioria dos brasileiros, então vamos falar sobre carros populares e como usá-los para economizar combustível.
Alguns especialistas dizem que esse tipo de carro não deve passar de 70 km/h, mas também não é recomendado dirigir abaixo de 40 km/h. Isso significa que para quem quer economizar pelo menos um pouco de combustível, a velocidade ideal é ficar entre 50 e 60 quilômetros por hora.
No entanto, é preciso ressaltar que as exposições médias acima referem-se aos carros que circulam nas cidades e centros urbanos. Se o objetivo principal é a economia nas estradas e rodovias, é recomendável manter a velocidade entre 80 e 100 quilômetros por hora.
Agora, em relação às marchas do carro, considerando um carro com cinco marchas, a que mais faz economizar combustível na cidade é a quarta. Assim, a que produz mais economia na estrada é a quinta.