Governo se apoia no auxílio emergencial de R$600 para economia crescer

Em junho, auxílio emergencial chegou a quase metade dos domicílios brasileiros

Após desempenho fraco em março e abril, a economia do Brasil começa a mostrar sinal positivo. A produção do país cresceu 8,9% em junho, quando comparada com maio. Os dados são do IBGE. Essa é a segunda alta consecutiva do setor. Ainda assim, não consegue eliminar a perda acumulada de 26,6% dos dois primeiros meses de isolamento social.

A produção de veículos, segmento de bebidas e de indústrias extrativas foram os destaques para a alta do mês. Paulo Guedes, ministro da Economia, avalia que o país está se recuperando, ainda que a subida seja mais lenta que a queda. “Está subindo mês a mês”, disse ele esse mês.

A previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) é de queda de 5,62%, de acordo com o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira, 10 de agosto. Para 2021, a projeção novamente é de crescimento de 3,50%. Em julho, o governo fez previsão de recuo de 4,7% do PIB em 2020. O Fundo Monetário Internacional prevê queda ainda maior, de 9,1%.

De acordo com o jornal El País, economistas ouvidos afirmam que ainda não é possível saber sobre a recuperação da economia nacional, já que o cenário ainda é muito incerto. Entretanto, o resultado melhor que o esperado se deve aos programas de auxílio para empresas e do auxílio emergencial de R$ 600. Em junho, o auxílio emergencial chegou a quase metade dos domicílios do país.

Com o fim do auxílio emergencial, por exemplo, pode haver o aumento da taxa de desemprego. Essa taxa não é tão exata, pois atualmente muitos brasileiros não estão buscando emprego, por isso não são considerados desempregados. E, por isso, não constam na taxa oficial de desempregados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.