Doria anuncia “bolsa trabalho”; entenda

Com intuito de aliviar os impactos na economia gerados pela pandemia da Covid-19, o governador de São Paulo, João Dória, afirmou que deve contar com dois programas: o Bolsa-Trabalho e o Via Rápida. As iniciativas são realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

A informação sobre as medidas foi dada nesta segunda-feira (22). O anúncio aconteceu em meio às discussões sobre a retomada do auxílio emergencial. Veja as últimas notícias:

Bolsa-Trabalho 

O programa Bolsa-Trabalho deve oferecer 30 mil vagas de emprego a partir da próxima semana e outras 70 mil a partir de 1º de março. O valor da bolsa-auxílio será de R$ 450 por mês, que serão pagos por, no máximo, cinco meses.

“Esse programa traz dignidade para a população e é uma versão de um projeto criado há 20 anos, agora mais completo”, explicou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

Entre as mudanças estão:

  • Aumento do auxílio;
  • Abertura para órgãos públicos (como prefeituras) ampliarem as bolsas;
  • Qualificação profissional online;
  • Novos serviços poderão ser incluídos, como a contratação de mães e pais para atuar nas escolas, apoiando na retomada das aulas.

“Os bolsistas também irão realizar curso de qualificação profissional online do Via Rápida Virtual. As aulas serão ministradas pelo Centro Paula Souza e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp)”, destacou o governo estadual.

O Bolsa-Trabalho anunciado é uma reformulação do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD), também conhecido como Frente de Trabalho. Agora o texto da lei deve seguir para à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Via-Rápida

Os estudantes dos cursos de qualificação do programa Via Rápida, SP Tech e SP Criativo devem receber, após 10 dias de aula, R$210 como ajuda de custo no transporte e alimentação. A medida passará a valer a partir da primeira semana de março. (Veja abaixo o site para inscrição).

O pagamento, que deve ser realizado em parcela única, será feito por meio de código bancário. Com os dados, o aluno poderá retirar a quantia em caixa eletrônica. A medida passará a valer a partir da primeira semana de março.

O governo estima que até o final do ano sejam oferecidas 30 mil de qualificação profissional com o bolsa-auxílio. Haverá opções de cursos para serem feitos de forma presencial ou remota, além de 10 áreas profissionais disponíveis para escolha dos alunos.

Veja alguns critérios para se cadastrar:

  • Ser maior de 16 anos;
  • Estar desempregado;
  • Morar no Estado de São Paulo;
  • Manter frequência no curso;
  • Não estar recebendo seguro-desemprego.

As informações sobre o auxílio do programa Via Rápida poderão ser consultadas no site www.cursosviarapida.sp.gov.br. Inscrições começam nesse mesmo site na primeira semana de março.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.