Com poupança rendendo abaixo da inflação, qual a melhor opção de investimento?

Atualmente, taxa Selic é de 2% ao ano e a estimativa de inflação acumulada, de 1,63%

A taxa básica de juros, conhecida como Selic, teve queda de 2,25% para 2% ao ano. A mudança foi feita pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. De acordo com o Boletim Focus, também do Banco Central, a estimativa de inflação acumulada para 2020 é de 1,63%.

Ou seja, levando em conta a expectativa para a inflação do período e a taxa Selic, as aplicações na caderneta de poupança estão rendendo abaixo da inflação. O mesmo acontece com outro investimentos conservadores após descontos de taxas e Impostos de Renda. Diante desse cenário, a caderneta de poupança pode não ser a melhor opção para guardar o dinheiro reserva.

De acordo com especialistas consultados pelo jornal Extra, a pior aplicação atualmente são os fundos DI, que tem taxa de administração de 0,5% ao ano. Segundo o jornal, os fundos DI se mostram uma boa opção apenas para quem quer guardar dinheiro a curto prazo. Entretanto, as taxas tiram toda a rentabilidade dessa modalidade.

Já quem tem dinheiro guardado na antiga poupança, a recomendação é de que não seja feita alteração. Atualmente, a rentabilidade é três vezes a da atual taxa de juros. Quem depositou na poupança antiga até maio de 2012 tem rentabilidade de 0,5% por mês, ou 6% ao ano.

De acordo com a simulação, o maior rendimento anual bruto é do Tesouro Prefixado 2023, de 3,80%. Sem taxas e impostos, o rendimento é de 3,04% E o rendimento real é de 1,41%. Na poupança antiga, o rendimento bruto é de 6,00%, sem taxas e impostos, 6,00%, e rendimento real de 4,37%. Para comparação, na poupança nova o rendimento bruto é de 1,40% e o real, de -0,23%.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.