Com pessoas procurando emprego, taxa de desocupação aumenta no Brasil

Flexibilização da quarentena fez mais brasileiros voltarem a procurar por um emprego

Na última sexta-feira (18), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou análise técnica sobre a taxa de desocupação no Brasil. De acordo com o Ipea, uma parcela de brasileiros que estava fora do mercado de trabalho voltou a procurar um emprego. Os dados foram concluídos após a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) feita durante a pandemia do novo coronavírus.

A pesquisa mostra dados que dizem respeito ao período entre 23 e 29 de agosto e que mostra a taxa de desocupação no Brasil em 14,3%. Esse é o maior nível desde o início do levantamento, em maio. De acordo com Marco Antônio Cavalcanti, diretor adjunto de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, o aumento aconteceu pela taxa de participação na força de trabalho. O índice subiu de 55,1% para 55,8% entre julho e agosto.

A taxa de desocupação abrange os brasileiros que não estão trabalhando, mas tomaram providência para conseguir trabalho. A força de trabalho engloba os ocupados e os desocupados. Ou seja, quanto mais pessoas procurando por um emprego, maior a participação na força de trabalho.

Muitos brasileiros sem emprego estavam sem procurar por um posto por causa da pandemia. No fim de julho, o número de pessoas que deixou de procurar emprego era de 19,4 milhões. Agora, são 16,8 milhões nessa situação. Com a flexibilização do isolamento social e reabertura de parte do comércio, muitos brasileiros voltaram a procurar trabalho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.