De acordo com a Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor de franquias, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), houve no segundo trimestre de 2022, uma alta de 16,8%, apontando uma recuperação depois de uma desaceleração devido à crise econômica, em 2021.
O estudo da ABF já havia apontado um crescimento do setor no primeiro trimestre de 12,9%. Ademais, o faturamento das franquias nacionais teve uma alta de 16,8%. É uma grande recuperação, mesmo diante de um cenário complexo da economia interna, com o crescimento da inflação e com o aumento da taxa básica de juros.
A pesquisa realizada mostrou que os 11 segmentos relacionados às franquias de todo país, apresentaram um grande crescimento. Todavia, a hotelaria e o turismo tiveram a maior alta em seu faturamento, com 25,4%. Uma das causas para essa variação positiva, é a retomada das viagens e eventos, depois do abrandamento da pandemia.
A princípio, o segmento de alimentação, com destaque para o fast-food, também se destacou no período, com uma alta expressiva de 22,3% em suas receitas. Neste caso, a páscoa, o dia das mães e o crescimento do delivery, por conta do aprimoramento dos serviços digitais, através de celulares, tiveram um papel fundamental.
Alto faturamento
As franquias relacionadas à saúde, beleza e bem estar, apresentaram um desempenho positivo no setor. De fato, é o terceiro segmento em importância, com uma alta de 20,10%. Aliás, no caso, houve uma crescente demanda interna na busca de serviços, o que trouxe um aumento do faturamento bastante expressivo.
A princípio, outro segmento relacionado às franquias é o de casa e construção, com um aumento de 17,4% e o de moda, com 15,8%. Os serviços automotivos tiveram uma alta de 11,30%. Já, de acordo com a pesquisa da ABF, a comunicação, informática e eletrônicos, apresentou uma variação positiva de 14,20%.
O crescimento relacionado ao faturamento das franquias foi de 12,9% em relação ao mesmo período de 2021. Os valores passaram de R$ 81,021 bilhões para R$ 91,432 bilhões. Dessa maneira, a receita teve uma alta de 32,0% e o faturamento viu um crescimento de 8,1% .No primeiro semestre, a inflação esteve em alta, mas os números foram inferiores ao crescimento do setor de franquias.
O Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA) no período de janeiro a junho de 2022, teve uma alta de 5,49%. Estes dados foram disponibilizados através de uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Setor de franquias em expansão
Foram vários os motivos que possibilitaram uma expansão considerável do setor de franquias. Podemos destacar a brandura das medidas restritivas relacionadas a pandemia da covid, através do aumento da vacinação. O varejo também teve uma recuperação, puxando o crescimento do setor.
A ABF aponta que o faturamento das franchisings brasileiras deve crescer cerca de 12% este ano. Em relação ao número de pessoas empregadas nas empresas, o estudo demonstrou que no segundo trimestre, cerca de 1.453.862 trabalhadores atuaram nos diversos segmentos das franquias. Em 2021 este número era de 1.292.034. Estes valores refletem uma alta de 12,5% no número de empregos diretos do setor.
No primeiro semestre do ano, a abertura de novas franquias também mostrou números positivos, a alta foi de 3,7%, um pouco menos do que os 3,9% do mesmo período do ano passado. Em relação ao fechamento de empresas, cerca de 1,8% encerraram as suas atividades, frente aos 1,7% de 2021.
Espera-se que o setor de franquias tenha um faturamento de R$200 bilhões em 2022, considerando períodos de grande expansão, relacionados ao dia dos pais, Black Friday e natal. em síntese, as empresas de franchising devem ter um aumento de seu faturamento de 12%.
Já em relação a abertura de novas empresas, os valores devem indicar uma expansão, na faixa de 8%. Em suma, o número de redes deve crescer 5%, assim como o de trabalhadores que atuam no setor de franquias.
Estas variações positivas relacionadas ao segundo trimestre de 2022, indicam uma recuperação econômica que abrange o segmento de venda de produtos e serviços. Em conclusão, a pesquisa feita pela ABF mostra que o mercado vem se recuperando das perdas relacionadas à crise econômica causada pela pandemia.