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Economia: Qual é o melhor? Pix ou cartão de débito? (confira!)

Quem possui um empreendimento ou um negócio online deve ficar atento a algumas questões importantes para o bom andamento de sua empresa. Se for uma organização que atua em um ambiente virtual,é indicado que se busque a melhor forma de pagamento para seus clientes, através do PIX, boleto, ou de um cartão.

De fato, quem atua vendendo seus produtos e serviços na internet tem a necessidade de oferecer aos seus consumidores diversas maneiras de se pagar. Por outro lado, é necessário que a empresa busque também a melhor forma de receber o dinheiro de suas vendas.

Quanto mais formas de pagamentos oferecidos por uma loja virtual, melhor é para os seus clientes. No entanto, cada uma oferece determinadas vantagens, portanto, deve-se ficar atento para saber qual é o melhor meio de pagamento para o seu negócio, facilitando o dia a dia do empreendimento.

Tendo em vista a facilidade e a praticidade da forma de pagamentos online, o empreendedor precisa conhecer e encontrar meios para conquistar todas as suas vendas, tornando o acesso ao seu produto ou serviço viabilizado. É preciso oferecer aos consumidores os meios certos para que ele realize suas compras de forma prática e segura.

Pix ou cartão de débito

O cartão de débito é um dos meios de pagamentos mais utilizados. O Pix também vem obtendo um grande sucesso nos últimos anos para transferências bancárias, pagamentos de produtos, serviços e mensalidades. Ele está na segunda posição da preferência dos brasileiros, mesmo sendo uma opção mais atual.

Uma das grandes vantagens do cartão de débito é a redução da inadimplência. Isso se deve ao fato de que no momento em que a compra é aprovada, a empresa terá a garantia de receber o valor negociado mesmo se o cliente não pagar sua fatura. A operadora garante o risco de todo o processo.

Esse tipo de pagamento também traz a vantagem de que as empresas têm uma maior previsibilidade de seu fluxo de caixa, já que a operadora é obrigada a realizar o pagamento da venda de seus produtos ou serviços. Isso quer dizer que após a compra feita pelo cartão, há uma certeza de que o dinheiro irá entrar no caixa.

Ademais, é preciso ressaltar que as compras feitas com os cartões de débito possuem a desvantagem de que as operadoras irão cobrar algumas taxas relacionadas a seu serviço. Desse modo, quem vende online acaba por ter uma margem de lucro menor do que o pagamento de forma presencial, com dinheiro.

Pix

Como tratado anteriormente, a utilização do Pix ajuda a reduzir a inadimplência. As empresas com suas lojas virtuais recebem o dinheiro dessas vendas em poucos segundos com a ferramenta. Dessa maneira, há um maior capital de giro para o empreendimento. O pix também traz a vantagem de não haver taxas a serem pagas.

A empresa que utiliza esta forma de pagamento consegue trabalhar melhor com sua margem de lucro. Todavia, o empreendedor pode também oferecer a seus clientes produtos e serviços com desconto. Sendo assim, há uma maior atração dos consumidores para o seu negócio, o desenvolvendo melhor.

O Banco Central vem buscando tornar os meios de pagamento por Pix mais seguros, a fim de evitar fraudes e golpes relacionados. Ele criou as ferramentas Mecanismo Especial de Devolução (MED), onde a vítima o aciona no momento de um golpe, e o Bloqueio Cautelar, que é muito útil em sites não confiáveis.

Conclusão

A utilização do cartão de débito como forma de pagamento pode reduzir a inadimplência e aumentar a previsibilidade do fluxo de caixa no negócio. O Pix também possui estas vantagens. Além disso, com ele há uma maior rapidez no pagamento da venda, um aumento no capital de giro, na sua margem de lucro, e na segurança das negociações.

Em síntese, o Pix parece oferecer maiores vantagens tanto para o vendedor quanto para seus clientes. Ele facilita o dia a dia de pessoas físicas e jurídicas, que trabalham com transações bancárias. É prático e rápido, além de tornar a venda muito mais segura. Para ter acesso à ferramenta pode-se utilizar smartphones, bastando abrir o aplicativo do banco.