O Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) realizou a sua última Reunião Oficial referente à economia e seus diversos fatores, em fevereiro de 2022. Confira alguns pontos de atenção divulgados pelo Banco Central do Brasil (BCB) na data desta publicação, 07 de março de 2022.
O apetite ao risco das IFs segue aumentando, com destaque para algumas modalidades de crédito para famílias. Esse movimento deve elevar a inadimplência, ainda que dentro de padrões históricos, destaca o Comitê de Estabilidade Financeira (Comef).
O crédito não consignado tem crescido principalmente em operações com tomadores que possuem maior risco. Por outro lado, apesar das concessões de crédito imobiliário permanecerem historicamente elevadas, seu ímpeto tem arrefecido em razão do aumento das taxas de juros, o que gera pressão sobre o funding e o spread da modalidade, destaca o documento divulgado pelo Banco Central do Brasil (BCB).
O Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) avalia que é importante que os intermediários financeiros continuem preservando a qualidade das concessões.
As condições financeiras globais ficaram mais restritivas. A materialização de cenários extremos de reprecificação de ativos financeiros globais devido ao aperto monetário e riscos geopolíticos pode levar a impacto significante sobre economias emergentes.
No período mais recente, o recrudescimento de tensões geopolíticas aumenta a incerteza acerca do cenário prospectivo da economia global, informa o Comitê de Estabilidade Financeira (Comef), conforme divulgação oficial do Banco Central do Brasil (BC).
Diante da reduzida exposição cambial e da baixa dependência de funding externo, a exposição do Sistema Financeiro Nacional (SFN) aos efeitos imediatos das atuais tensões internacionais é baixa.
O Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) está atento à evolução do cenário internacional e segue preparado para atuar, minimizando eventual contaminação desproporcional sobre os preços dos ativos locais, em particular pelo canal do mercado de câmbio.
Conforme divulgação oficial do Banco Central do Brasil (BCB), o Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) avalia que a política macroprudencial atual segue adequada, sem necessidade de ajustes no curto prazo.
No site oficial do Banco Central do Brasil (BCB) é possível acessar o documento do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) de forma integral.
Além disso, o Banco Central do Brasil (BCB) divulga ações relevantes para a economia e para a inflação de forma abrangente, sendo assim, é importante que o cidadão faça essa análise e esse acompanhamento.