De acordo com a Pesquisa Febraban de Economia Bancária e Expectativas, a expectativa para o crédito cresceu, no comparativo com o levantamento de dezembro de 2022. Confira dados oficiais que impactam a economia nacional em diversos aspectos!
A pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) demonstra que a expectativa para o mercado de crédito, considerando as estimativas de elevação, atualmente é de 8,4%, esse dado era de 7,7% no ano passado.
A pesquisa oficial destaca que as projeções feitas pelos bancos sobre o mercado de crédito também demonstram uma pequena melhora, já que a expectativa atualmente é de 8,3%, ao passo que em dezembro de 2022 era de 8,2%, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
A Pesquisa Febraban de Economia Bancária e Expectativas é feita periodicamente, após a divulgação oficial da Ata divulgada pelo Banco Central do Brasil (BCB) sobre a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).
A expectativa de melhora para o setor de crédito abrange o cliente pessoa jurídica e pessoa física. Assim sendo, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a expectativa direcionada para a carteira de crédito de pessoa física passou para 9,2%, essa expectativa era de 8,6% no resultado anterior. Já sobre a carteira de pessoa jurídica, atualmente a projeção do mercado é de 7,1%, ao passo que, de acordo com a divulgação anterior, esse dado era de 5,8%.
Conforme informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), existe uma possibilidade de elevação na demanda por recursos direcionados à pessoa jurídica, o que pode explicar essa elevação de expectativas, considerando o desempenho mais fraco do mercado de capitais e a elevação dos juros no mercado livre.
O crédito livre teve sua projeção diminuída de 8,6% para 8,2% em 2023, considerando a carteira jurídica. Já para a pessoa física, essa projeção teve um recuo mais elevado, saindo de 10,1% para 8,7%.
No que tange a projeção para o crédito em 2024, a pesquisa destaca uma expansão da carteira total em 7,4%, segundo dados oficiais. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) explica que a pesquisa oficial foi realizada entre os dias 8 e 14 de fevereiro, com 19 bancos.
Além disso, a pesquisa também reúne as percepções do mercado financeiro em relação à Ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), considerando as projeções para o desempenho das carteiras de crédito, portanto, a pesquisa considera a economia atual.