Economia gobal: a recuperação dos EUA e a desaceleração da China - Notícias Concursos

Economia gobal: a recuperação dos EUA e a desaceleração da China

A recuperação dos EUA segue consistente, ao passo que a China aponta desaceleração da atividade econômica. Saiba mais sobre a economia global!

Conforme informações oficiais do Relatório de Inflação (RI) do Banco Central do Brasil (BCB), nos Estados Unidos da América (EUA), a recuperação da economia segue consistente, ao passo que a China aponta desaceleração da atividade econômica.

A  recuperação da economia nos Estados Unidos da América (EUA)

Os gastos de consumo e de investimentos têm crescido em ritmo irregular, ainda afetados pela variante Ômicron da Covid-19, pelo término de transferências de rendas às famílias, pelos efeitos da inflação, e pelo aumento das taxas de juros longas, que pressionam as condições de financiamento das famílias e empresas não financeiras. 

O mercado de trabalho reflete a economia

O mercado de trabalho segue aquecido, principalmente no setor de serviços, destaca o Banco Central do Brasil (BCB). O número de empregados tem aumentado paulatinamente, com a taxa de desemprego atingindo 3,8% em fevereiro/2022. 

A taxa de participação evoluiu de forma positiva, mas segue abaixo do período pré Covid, refletindo em alguma medida a dificuldade dos trabalhadores em retornar ao mercado de trabalho diante da pandemia e a aceleração no ritmo de aposentadorias observado durante a crise de Covid-19. 

O  aumento do ritmo de contratações

Conforme o Relatório de Inflação (RI), o aumento do ritmo de contratações combinado à oferta de mão de obra em níveis ainda abaixo do pré-pandemia continuam gerando dificuldades de contratações em alguns setores e aumento de pressões salariais, o que pode exercer pressão adicional sobre os preços ao consumidor. 

A economia na área do Euro

Na Área do Euro, os dados de atividade, em geral, estavam positivos até o início do conflito na Ucrânia. A recuperação ao longo de 2021 e primeiro bimestre de 2022 foi estimulada pela reabertura do setor de serviços, pela recuperação da confiança dos consumidores, pela alta da formação bruta de capital e pela continuidade de estímulos fiscais. 

Conforme informações do Banco Central do Brasil (BCB), algumas economias específicas foram impactadas no último trimestre de 2021 por medidas que restringiram a mobilidade para conter a propagação da Covid-19, mas esse efeito foi temporário. 

A indústria de transformação na economia

A indústria de transformação, embora seguindo com desempenho em geral positivo, continua sendo impactada pela restrição de materiais, de equipamentos e de mão de obra qualificada em alguns setores, especialmente aqueles mais intensivos em tecnologia, analisa o Banco Central do Brasil (BCB). 

A desaceleração da atividade econômica na China

Na China, a atividade econômica prosseguiu em desaceleração no 4º trimestre, reflexo de uma combinação de fatores. As restrições associadas a nova onda de infecções por Covid-19 (“zero-covid policy”) impactaram o já enfraquecido consumo privado. Acesse o site do Banco Central do Brasil (BCB) para conferir as informações de forma integral.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?