Imagine a seguinte situação: você encontra uma moeda antiga muito valiosa em sua casa, mas percebe que a peça está muito suja. O que fazer? Como limpar o item da melhor maneira possível para que você consiga o dinheiro que está sendo cobrado por ela?
Em primeiro lugar é importante lembrar que o ato de limpar moedas é polêmico dentro do mundo da numismática. Boa parte dos colecionadores afirma que ao limpar estes exemplares, eles naturalmente perdem o valor, já que a limpeza pode anexar produtos químicos.
Perder o valor de uma moeda rara é algo que pode não parecer muito inteligente em um primeiro momento. Contudo, existem situações que podem fazer com que o cidadão decida correr o risco de perder um pouco o valor da peça e opte por limpar o item mesmo assim.
Como limpar uma moeda rara
Considerando que você quer limpar a moeda perdendo o mínimo possível de seu valor, é importante seguir as dicas abaixo:
Você vai precisar de:
- Sabonete neutro: Não precisa comprar sabonete neutro especial. Mas é interessante que ele tenha um PH neutro;
- Água morna destilada: água quente nunca deve ser utilizada, pois pode danificar a moeda por possuir maior capacidade de descalcificação. Do mesmo modo, a água fria não vai limpar a peça o suficiente. Opte, portanto, por um meio termo;
- Toalha macia: é importante evitar toalhas de algodão.
Limpando a moeda:
Coloque a moeda em um pote e despeje sobre ela a água morena. Já neste primeiro momento, será possível notar que as sujeiras que estavam sobre a superfície, como poeira, por exemplo, já serão eliminadas.
Logo depois, passe o sabão neutro na ponta dos dedos e aplique na moeda da maneira mais suave que conseguir. Logo depois, mantenha a moeda de molho por aproximadamente meia hora.
Por fim, retire a moeda do molho, e enxague a peça com água morna mais uma vez. É neste momento que será preciso enxugar a peça com a toalha macia.
Como descobrir se a peça é valiosa?
Segundo analistas, não há uma mágica para descobrir quais moedas ou cédulas que você guarda em sua casa são valiosas ou não. O que é possível adiantar é que não se trata de uma tarefa simples. Na grande maioria dos casos, as moedas são apenas comuns, de modo que encontrar uma peça rara tende a ser difícil.
Mas difícil não significa impossível. Um dos erros mais comuns cometidos pelas pessoas que procuram por estas moedas raras é imaginar que os itens mais antigos são os mais valiosos. Esta não é necessariamente uma informação verdadeira. Em muitos casos, vários outros pontos devem ser levados em consideração.
“Uma moeda emitida há duas décadas pode valer mais do que uma do Império ou da Colônia. O que dita o preço de uma peça não é a idade e, sim, a quantidade de moedas feitas naquele ano específico e o estado de conservação”, disse Bruno Pellizzari, vice-presidente da Sociedade Numismática Brasileira.
Como vender uma moeda
Encontrou esta ou qualquer outra moeda valiosa? O próximo passo é procurar saber qual é o valor exato daquela peça. Para tanto, o cidadão pode procurar uma loja especializada, que poderá ser virtual ou física. Uma outra opção é procurar uma casa de leilão numismático. Por todos estes caminhos, será possível confirmar o valor do níquel.
Uma das opções é a casa Brasil Moeda Leilões, que funciona de maneira virtual. Logo depois de encontrar a moeda, o cidadão vai poder cadastrar o item encontrado e enviar para uma avaliação. Na sequência, a Casa envia o valor. O cidadão poderá definir se vai colocar à venda ou não.
O cidadão também poderá verificar a lista completa com sites de outro compradores de moedas raras. Nesta lista, será possível inclusive conferir se há alguma loja física de comprador nas proximidades da sua residência.