Emagrecer pode estar sendo difícil para você devido a uma série de hábitos que, muitas vezes, colocamos em prática e nem nos damos conta disso.
Por isso, para ajudá-lo a mudar essa situação, fizemos este guia para que você possa refletir sobre quais atitudes podem estar atrapalhando o seu emagrecimento. Acompanhe e saiba mais!
É por isso que emagrecer pode estar sendo difícil!
Dependendo da sua rotina e dos seus hábitos diários, emagrecer pode estar sendo difícil por conta da implementação de estratégias equivocadas – ou por conta da ausência de boas ações para perda de peso. Veja só algumas possibilidades e reflita sobre a sua realidade:
1. Falta de rotina de sono
O sono tem um papel fundamental no nosso processo de emagrecimento. Ele ajuda a regular o apetite, os hormônios e o humor. Também ajuda a organizar diversas funções do organismo, inclusive aquelas relacionadas ao metabolismo. Por conta disso, dormir bem, considerando uma rotina relativamente regular, é muito importante para impedir efeitos colaterais que atrapalhem o emagrecimento.
2. Beber pouca água
A falta de ingestão de água pode aumentar a retenção de líquidos e a constipação. Além disso, a desidratação atrapalha a disposição pra prática de exercícios e pode, inclusive, aumentar a sensação de fome.
Sendo assim, avalie quanta água você tem consumido diariamente e verifique se é realmente uma quantidade adequada às suas necessidades físicas.
3. Não cuidar das emoções
As nossas emoções também podem fazer com que o processo de emagrecer seja difícil. Se estamos desanimados ou passando por situações difíceis, podemos tentar compensar isso na alimentação.
Além disso, os níveis de estresse e de ansiedade também alteram funções do nosso organismo, resultando em uma maior dificuldade para perder peso.
Outro ponto que vale destacar é que as questões de saúde mental podem:
- Impactar a nossa capacidade de autocontrole.
- Desencadear comportamentos compulsivos, como, por exemplo, aqueles relacionados à alimentação.
- Impedir que funções do nosso organismo funcionem adequadamente.
- Atrapalhar o sono e o descanso.
4. Tentar restringir demais a alimentação – sem acompanhamento nutricional
Se você está tentando emagrecer e não fez uma consulta com um nutricionista, mas ainda assim mudou drasticamente o seu cardápio, cuidado!
Para emagrecer nós não devemos, simplesmente, parar de comer, mas, sim, devemos reeducar a nossa forma de nos alimentarmos. Assim, além de perder peso, também teremos subsídios para mantê-los por um longo período.
Portanto, nossa dica é: procure um nutricionista antes de simplesmente restringir demais a sua alimentação.
5. Crer que o resultado será atingido em poucos dias
Por fim, emagrecer pode estar sendo difícil pelo simples fato de você ancorar, na sua mente, que essa perda deve acontecer em pouquíssimos dias.
Esse pensamento pode fazer com que você se frustre com frequência, jogando “para o alto” o seu plano de emagrecer, nos fins de semana, por exemplo.
Por isso, lembre-se de que esse processo é gradativo. Não acontece de uma hora para outra e é importante respeitar os limites do corpo para que tudo corra sempre bem.
Pense nisso e cuide de você!