E-commerce personalizado é uma forma de se destacar em meio a internet, e entre a concorrência. É visível o aumento de lojas virtuais devido a pandemia.
Para criar um e-commerce personalizado é necessário utilizar funcionalidades e características específicas para seu negócio, fugindo do padrão, criando novas oportunidades.
Hoje em dia muitas empresas de consultoria de marketing principalmente, prestam este tipo de serviço e auxiliam os empreendedores a personalizar seu negócio.
Como personalizar seu site
Quando seu site é personalizado, além dele ficar alinhado com sua loja física, caso a tenha, outros fatores se destacam também:
- Layout personalizado – cores, fontes e imagens
- Otimização de qualidade – preparada para SEO
- Produtos organizados
O que é necessário para o E-commerce
- Pagamento – cálculo de frete automático e integrado aos correios e aos meios de pagamento
- Formas de pagamento – cartões de crédito, débito, boleto bancário entre outros.
- Suporte a smartphones e tablets – com layout adaptado a esse tipo de acesso.
- Controle de estoque
- Acompanhamento de pedidos
- Venda de produtos – opções de tamanho, cor, numeração variados.
- Imagens com boa resolução
- Central de atendimento ao cliente, chat, telefone, atendimento online.
- Promoções
- Controle de relatórios
- Sistema ERP – para controle de todo e-commerce.
- Investir em estratégia de conteúdo.
Estratégias de Conteúdo
Uma das formas mais simples de se destacar é criando conteúdos exclusivos para seu público-alvo, através de blog, site, redes sociais da empresa.
Esses conteúdos geralmente são criados por profissionais qualificados e preparados para criar conteúdos alinhados ao objetivo da empresa.
Porém, quando uma empresa é pequena ou ainda está no início, o dono é quem costuma produzir essas postagens, porém o essencial é que seja feito por um profissional da área.
Conteúdos sobre a empresa
O foco principal quando falamos do marketing do seu e-commerce é publicar conteúdo relacionado ao seu produto ou serviço.
É passar informações confiáveis a respeito deles como características técnicas, o que é o produto, como ele é fabricado etc.
Porém, não se resume a isso, deve ser publicado conteúdos relacionados ao seu ramo, que possa acrescentar informação ao seu público.
Dedicação ao cliente
Quem ao procurar por uma loja não espera ser bem tratado né?
Crie um canal de relacionamento com seu cliente, seja através de chat, Whatsapp, telefone, o importante é, que se o cliente precisar, ele será bem atendido e sem complicações.
- Promoções
- Programa de fidelização
- Abandono de carrinho – esse é um ponto muito importante, buscar saber por que o cliente não comprou, o que pode ser melhorado e ainda recuperar essa venda.
Hoje em dia o cliente não busca mais somente realizar uma compra, ele quer ser bem atendido, que sentir que a empresa se importa com ele. E a empresa por sua vez precisa fazer isso da melhor forma possível.