Para alavancar suas vendas no E-commerce, existem alguns fatores essenciais para se criar uma estratégia de vendas para que seja um sucesso.
Existem algumas formas de analisar o mercado e diminuir custos para alavancar as vendas.
Criando uma Estratégia de vendas no E-commerce
Para a execução de um plano é necessário que antes ele tenha sido muito bem planejado.
Nesse planejamento o empreendedor vai precisar analisar:
- Formas de divulgação – Hoje em dia existem inúmeras formas de expor seus produtos na internet, e um dos mais procurados é o Marketplace.
Nesse formato de E-commerce você só paga uma comissão sobre o valor que receber dos pedidos, sem nenhum investimento inicial, somente as taxas da plataforma, meios de pagamentos, segurança que já estão inclusos nos serviços.
- Analise seu mercado interno e externo
Primeiramente analise sua infraestrutura, adquira conhecimento sobre o mercado, capital de giro, investimento e fornecedores.
Já a analise do mercado externo deve ser feita em torno da concorrência, quem são os concorrentes, preço dos produtos, posicionamento entre outros.
Esses são alguns pontos importantes a serem analisados durante o planejamento, para que você possa além de oferecer um produto com diferencial de preço, e também com qualidade.
Como se destacar nas vendas
Existem alguns pontos que irão fazer você se destacar entre os demais:
- Preço – além dele ter que ser acessível e justo, deve ser bem analisada a forma de precificação de um produto. Um equilíbrio entre, agradar o cliente, e o seu retorno sobre ele.
- Frete
- Formas de pagamento – Dê ao cliente opções principalmente de parcelamento, ou descontos no pagamento á vista.
- Prazo de entrega – é importante que a entrega seja feita dentro do prazo combinado, caso não queria problemas posteriores a venda.
- Estoque
- Descrição dos produtos – deixe sempre bem claro as informações referentes ao produto, para que o cliente saiba exatamente o que está comprando.
- Organização do site – organize seus produtos por sessões, para que seu cliente encontre os produtos com facilidade.
Ponto chave: Dedicação ao cliente
Quem ao procurar por uma loja não espera ser bem tratado né?
Crie um canal de relacionamento com seu cliente, seja através de chat, Whatsapp, telefone, o importante é, que se o cliente precisar, ele será bem atendido e sem complicações.
- Promoções
- Programa de fidelização
- Abandono de carrinho – esse é um ponto muito importante, buscar saber por que o cliente não comprou, o que pode ser melhorado e ainda recuperar essa venda.
Hoje em dia o cliente não busca mais somente realizar uma compra, ele quer ser bem atendido, que sentir que a empresa se importa com ele. E a empresa por sua vez precisa fazer isso da melhor forma possível.